Mulheres e crianças entrincheiradas na cave com líder dos militantes islâmicos
Mulheres e crianças estão entrincheiradas com o chefe dos militantes islâmicos na cave da Mesquita Vermelha, que o exército paquistanês tomou hoje de assalto com o objectivo de libertar centenas de reféns, assegurou fonte militar paquistanesa.
"As forças limparam 75 por cento do edifício. Há mulheres e crianças na cave com (Abdul Rashid) Ghazi", presumível chefe dos militantes islâmicos, indicou o porta-voz do exército paquistanês, o general Waheed Arshad em declarações à televisão pública.
Meia centena de militantes islâmicos próximos da Al-Qaida, que há uma semana estavam barricados com reféns no interior da Mesquita, renderam-se às primeiras horas do assalto que começou cerca das 05:00 locais (00:00 GMT) e fez pelos menos 44 mortos.
No primeiro balanço da ofensiva, as autoridades paquistanesas estimam que tenham morrido 40 presumíveis radicais islâmicos e quatro soldados.
Contudo, o número de mortos poderá ainda crescer já que, segundo as autoridades paquistanesas, permanecem na mesquita mulheres e crianças e os combates são intensos.
O porta-voz do exército paquistanês, o general Waheed Arshad, classificou o assalto como a "ofensiva final para limpar a mesquita de militantes armados".