Multas mais caras nos EUA para financiar a gasolina da polícia

Washington, 18 Jun (Lusa) - Os municípios dos Estados Unidos começaram a aplicar uma taxa suplementar nas multas por excesso de velocidade para financiar o combustível das patrulhas da polícia, numa altura em que o preço de petróleo não cessa de aumentar.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A cidade de Holly Springs, nos arredores de Atlanta, inaugurou o método e aplicará a partir de 01 de Julho uma taxa suplementar nas multas por infracção ao código da estrada.

"É uma ideia criativa do nosso chefe da polícia. O nosso objectivo é compensar a alta do preço da gasolina", indicou Holly CothranDrake, porta-voz desta municipalidade que recebia hoje pedidos de informação de várias cidades norte-americanas que querem fazer o mesmo, como de Keywest na Florida ou o condado de Los Angeles.

Esta taxa suplementar de 12 dólares deverá permitir arrecadar 20 mil dólares a esta cidade de 7.700 habitantes.

A cidade de Atlanta também aprovou um estudo para determinar a eficácia de uma medida semelhante que acrescentará mais 15 dólares às multas.

"O preço da gasolina atinge enormemente as nossas capacidades de patrulha da polícia", reconheceu Clarence Martin, o conselheiro municipal de Atlanta que propôs a medida.

A gasolina nos Estados Unidos atingiu 4,07 dólares o galão (3,78 litros), ou seja, um aumento de 25 por cento em cinco meses.

TM.

Lusa/Fim


PUB