Na Hungria 42 mortos e um sobrevivente em queda de avião militar
Quarenta e dois mortos e um único sobrevivente é o resultado da queda de um avião militar eslovaco que transportava soldados da força multinacional da NATO no Kosovo, na quinta-feira no nordeste da Hungria, anunciou fonte eslovaca.
"Há 42 mortos e um sobrevivente de acordo com a lista oficial (de passageiros) que acabamos de receber da embaixada da Eslováquia" na Hungria, declarou o porta-voz do ministério do Interior, Tibor Dobson.
"Havia 43 pessoas a bordo do avião Antonov eslovaco que seguia de Pristina (Kosovo) para Kassa (Eslováquia) quando às 19:00 locais (18:00 em Lisboa) de quinta-feira se despenhou numa região montanhosa do nordeste da Hungria.
Este novo balanço das autoridades húngaras foi confirmado hoje de manhã pelo porta-voz do exército eslovaco, Liman Vanga.
Segundo as autoridades eslovacas, o aparelho transportava 43 pessoas, 28 soldados da KFOR que regressavam de uma missão no Kosovo, oito membros da tripulação e sete pessoas dos serviços logísticos.
Michaela Farkasova, mulher do único sobreviente encontrado pelos socorristas, declarou à televisão eslovaca TA3 que o seu marido lhe tinha telefonado na quinta-feira meia hora depois do acidente.
"Ele disse-me que o avião se tinha despenhado e se tinha incendiado e que estava algures na floresta. Também me disse que estava vivo e pediu-me para alertar os serviços de socorro e a polícia. Depois a comunicação caiu", explicou a mulher do sobrevivente.