Na Indonésia 15 homens foram vergastados por jogarem a dinheiro
Quinze homens condenados por jogarem a dinheiro, violando a lei islâmica, foram hoje publicamente vergastados na Indonésia, castigo transmitido pela televisão e utilizado pela primeira vez no país muçulmano.
Um responsável local envergando uma longa túnica infligiu as vergastadas, atingindo com gestos mecânicos as costas dos condenados.
Vinte e seis pessoas tinham sido condenadas às vergastadas por jogarem pequenas quantias de dinheiro, mas os médicos consideraram que 11 dos sentenciados estavam fisicamente inaptos para receber o castigo corporal, devendo ser vergastados quando estiverem em melhores condições.
O castigo foi transmitido pelo canal privado de televisão Metro MTV.
Em 2001, o Governo indonésio autorizou que a província de Aceh pusesse progressivamente em prática a "charia", tendo sido criado um tribunal islâmico em 2003. No resto do arquipélago a "charia" não está a ser aplicada.