Na Indonésia, vulcão do Monte Merapi cospe lava

As autoridades indonésias evacuaram cerca de 11.000 aldeãos das imediações do vulcão do monte Merapi, enquanto das suas escarpas superiores eram expelidas lava e nuvens de gás quente, anunciaram hoje funcionários.

Agência LUSA /

O pico de lava da montanha engrossou nas últimas semanas, criando receios de que possa ruir subitamente e lançar nuvens escaldantes de gás e detritos s obre áreas povoadas.

O governo do vizinho distrito de Magelang mobilizou mais de 40 camiões e automóveis para retirar cerca de 11.000 aldeãos de três zonas próximas do sopé da montanha, disse Edy Susanto, um responsável local.

Adiantou que os evacuados foram levados para abrigos temporários, inclu indo edifícios escolares.

A zona do monte Merapi, localizado 400 quilómetros a leste de Jacarta, está em situação de alerta vermelho desde 13 de Maio, mas os habitantes locais e stão particularmente assustados sobretudo desde que um sismo devastador assolou a região, há 11 dias, provocando mais de 5.800 mortos.

Entretanto, uma barreira natural formada por uma erupção no princípio d o século XX, que até agora ajudava a conter os maiores fluxos de lava nas encost as sudoeste e oeste da montanha, ruiu na noite de segunda-feira, referiram as au toridades.

Nas primeiras seis horas de hoje, registaram-se 66 caudais de lava e 32 torrentes de nuvens de gás quente a irromper da montanha, sobretudo pelas encos tas sul e sueste.

Segundo os geólogos, mais de quatro milhões de metros cúbicos de lava estão actualmente acumulados junto ao pico do vulcão, quase o dobro do volume registado no período anterior ao sismo.


PUB