Na Malásia inaugurada cidade inteligente que segue o exemplo do Silicon Valley

por Agência LUSA

As autoridades da Malásia inauguraram hoje oficialmente a cidade tecnológica "Cybercity 1" na ilha de Penang, 350 quilómetros a noroeste de Kuala Lumpur, que estende o chamado "Silicon Valley do Sudeste asiático".

A cidade, que ocupa 364,2 quilómetros, já alberga 207 empresas e oferece actualmente 90 mil postos de trabalho, além de incluir uma zona residencial para 60 mil pessoas.

A "Cybercity 1" marca o início da extensão para a ilha de Penang do chamado "Supercorredor Multimédia" (MSC), um plano que pretende formar na Malásia uma rede de cidades inteligentes, ligadas tecnologicamente às metrópoles mais modernas do mundo.

O último e mais ambicioso objectivo deste plano é transformar a Malásia numa economia baseada no conhecimento, algo que, segundo os mentores do projecto, será possível no ano 2010.

O MSC tem sede em Ciberjaya, uma cidade de quase três mil hectares de terrenos conquistados à selva, nascida oficialmente em Julho de 1997 por iniciativa do anterior primeiro-ministro malaio, Mahathir Mohamad, a apenas 40 quilómetros de Kuala Lumpur.

Mahathir Mohamad pretendeu seguir o exemplo do famoso "Silicon Valley", a maior e mais famosa concentração de empresas e de crânios da alta tecnologia no mundo, situada no Norte da Califórnia, nos Estados Unidos.

pub