Na Somália as forças governamentais conquistaram cidade no sul do país aos rebeldes islamitas do al-shebab

Mogadíscio, 16 out (Lusa) -- As forças governamentais com o apoio de uma milícia aliada assumiram o controlo de uma cidade do sul da Somália detida pelos rebeldes islamitas shebab depois de bombardeamentos aéreos, anunciaram hoje responsáveis governamentais.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Segundo testemunhas, os soldados do governo apoiado pelo ocidente e homens da milícia Ras Kamboni assumiram o controlo de Qoqani, uma cidade da região da Baixa Juba, na fronteira com o Quénia.

"As forças governamentais assumiram o controlo de Qoqani depois de terem bombardeado as posições dos shebab e seus aliados", confirmou um responsável governamental da segurança, Abdurrahman Mohamed.

Os Estados Unidos efetuaram vários ataques nos últimos anos contra presumíveis militantes da Al-Qaida que se escondiam na Somália, utilizando aviões não pilotados.

Os shebab controlam a maior parte do sul e do centro da Somália mas perderam o essencial da capital, Mogadíscio.

As tropas fiéis ao governo de transição somali lançaram há oito dias uma ofensiva para conquistar os últimos bastiões ainda detidos pelos shebab, depois da retirada destes no início de agosto das principais posições da capital.

Os shebab combatem quase há cinco anos o frágil governo de transição somali apoiado pela comunidade internacional.

O Quénia acusa os shebab de terem sequestrado quatro ocidentais em pouco mais de um mês.

No sábado, Nairobi advertiu que as forças quenianas procurariam os sequestradores mesmo em território somali.

PUB