Nasa a favor de construção, pelos europeus, de uma nave espacial habitada

Paris, 06 Jun (Lusa) - O director da NASA, Mike Griffin, afirmou quinta-feira, em Paris, ser a favor da construção, pela Europa, de uma nave espacial habitada, a partir do actual veículo de reabastecimento europeu ATV para a Estação Espacial Internacional (ISS).

© 2008 /

"Penso que é uma muito boa ideia. Gostaria verdadeiramente que a Europa o fizesse", afirmou o administrador da NASA, numa conferência de imprensa à margem do colóquio "O Espaço ao serviço dos cidadãos europeus", que teve lugar na Assembleia Nacional francesa.

"Entrámos numa era na qual os países mais avançados têm, em parceria, grandes investimentos espaciais em situação de risco", a ISS, afirmou Griffin, e "temos de ter à nossa disposição capacidades logísticas adequadas para assegurar a sua manutenção, sem as quais o nosso investimento será perdido".

"É por esse motivo que sou a favor, entre outros, de um acesso independente da Europa à Estação", afirmou Griffin.

O vaivém espacial norte-americano deverá ser retirado de serviço em 2010, e a sua substituição não estará assegurada antes de 2015, com o conjunto Aries-Orion.

Durante o interregno, o transporte dos astronautas para a ISS apenas poderá ser assegurado pelas naves russas Soyouz.

O primeiro exemplar do ATV (Automated Transfer Vehicle) acoplou na Estação em Abril mas este veiculo apenas serve actualmente para reabastecimento.

No final da sua missão, será enchido com o lixo da ISS e será lançado na atmosfera onde arderá.

ALF.

Lusa/Fim


PUB