NASA despede a sua astronauta apaixonada

A NASA despediu a sua astronauta Lisa Novak, que esteve no centro das atenções em Fevereiro por ter agredido a sua rival no amor, revela um comunicado divulgado hoje pela agência espacial norte-americana.

Agência LUSA /

Lisa Nowak é acusada de tentativa de rapto, tentativa de roubo agravado e agressão.

Esta oficial da Marinha norte-americana de 43 anos foi despedida do seu lu gar de astronauta da NASA, "por acordo mútuo entre a NASA e a US Navy", de acord o com a mesma fonte.

Este despedimento entra em vigor a 08 de Março, segundo a Agência espacial , que tomou esta decisão por considerar "faltarem os meios administrativos para gerir de forma apropriada as acusações criminais que impendem contra Novak".

Em contrapartida, Lisa Novak mantém as suas funções de militar, precisou u m porta-voz da NASA.

No início de Fevereiro, Novak fez 1.500 quilómetros de carro do Texas (Sul ) até à Florida (sudeste) para agredir Colleen Shipman, oficial da Força Aérea n orte-americana, de 30 anos, que ela suspeitava de manter uma ligação com o astro nauta William Oefelein com quem ela andava.

Oficial da US Navy desde 1987, Lisa Novak seguiu dois anos de treino no ce ntro espacial de Huston a partir de 1996 antes de participar na missão do vaivém Discovery para a estação espacial internacional de 04 a 17 de Julho de 2006.

PUB