NASA vai usar "Shuttle" não tripulado para levar carga para o espaço

É uma espécie de regresso aos famosos Space-Shuttle que operaram entre 1981 e 2011. A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço - NASA - está empenhada em voltar a um sistema reutilizável para transportar, para já, apenas material até à Estação Espacial Internacional.

Nuno Patrício - RTP /
Fotos e videos: Sierra Nevada Corporation - SNC/DR

De nome Tenacity, o novo vai-e-vem espacial, pertence à companhia aeroespacial privada Sierra Nevada Corporation - SNC, sediada no Colorado, Estados Unidos.

 

Este novo modelo (Dream Chaser) foi inicialmente projectado para substituir os antigos e reutilizáveis Space-Shuttles que protagonizaram dezenas de missões STS (Sistema de transporte espacial) durante 30 anos. O novo modelo espacial, sozinho, é capaz de transportar cerca de 5,5 toneladas de carga. Mas a empresa aeroespacial quis ir mais longe e desenhou um compartimento extra, um módulo de carga com cinco metros de altura, que pode ser ainda adicionado ao Dream Chaser, acrescentando mais uma tonelada adicional ao transporte.

Mas a NASA optou pelos projetos da SpaceX e Boeing, e regressou ao antigo sistema de uso de cápsulas espaciais para transporte dos astronautas.

Entretanto a SNC pegou no modelo já desenhado e com simples modificações adaptou o Dream Chaser num versátil e utilitário SUV espacial.

Tenacity. Um SUV para o espaço

O novo veículo espacial e comercial da SNC, baptizado Tenacity, é o segundo (i) aparelho deste género capaz de entrar em órbita terrestre, regressar e pousar na pista como um vulgar avião.

(i) Existe em pleno funcionamento um shuttle não tripulado [Boeing X-37] ao serviço da Força Aérea norte-americana.

Sob contrato da NASA, o Tenacity executará serviços de entrega de carga de e para a Estação Espacial Internacional durante pelo menos seis missões da NASA, sob o contrato do Commercial Resupply Service 2 (CRS-2).

"É um SUV para o espaço - um Veículo Utilitário Espacial", afirmou Kimberly Schwandt, diretora de comunicações da Sierra Nevada, numa entrevista dada a um canal online de notícias sobre espaço e tecnologias espaciais. "O nosso sonho é ter toda uma frota de aviões espaciais."

 

Este novo formato é capaz de transportar sozinho cerca de 5,5 toneladas de carga. Mas a empresa aeroespacial quer mais e desenhou um compartimento extra. Um módulo de carga com cinco metros de altura, que pode ser adicionado ao Dream Chaser, acrescentando mais uma tonelada adicional ao transporte.

os astronautas podem carregar este módulo com lixo o módulo de carga denominado Shooting Star, após transferência da carga, e no regresso este será separado da Tenacity e desintegrado na atmosfera terrestre durante o procedimento de reentrada.

O Tenacity está programado para o seu voo inaugural no final de 2021, e será lançado em órbita à boleia do poderoso foguete Vulcan Centaur da United Launch Alliance no Kennedy Space Center da NASA na Flórida.

A Sierra Nevada Corporation ainda não perdeu a esperança de reconverter este modelo para transporte de humanos e refere que não há razão para que não possa ser reativado, em data posterior.

Este novo modelo (Dream Chaser) foi inicialmente projectado para substituir os antigos e reutilizáveis Space-Shuttlesque protagonizaram dezenas de missões STS (Sistema de transporte espacial) durante 30 anos.


Tópicos
PUB