Mundo
NASA vai usar "Shuttle" não tripulado para levar carga para o espaço
É uma espécie de regresso aos famosos Space-Shuttle que operaram entre 1981 e 2011. A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço - NASA - está empenhada em voltar a um sistema reutilizável para transportar, para já, apenas material até à Estação Espacial Internacional.
De nome Tenacity, o novo vai-e-vem espacial, pertence à companhia aeroespacial privada Sierra Nevada Corporation - SNC, sediada no Colorado, Estados Unidos.
Mas a NASA optou pelos projetos da SpaceX e Boeing, e regressou ao antigo sistema de uso de cápsulas espaciais para transporte dos astronautas.
Entretanto a SNC pegou no modelo já desenhado e com simples modificações adaptou o Dream Chaser num versátil e utilitário SUV espacial.
Tenacity. Um SUV para o espaço
O novo veículo espacial e comercial da SNC, baptizado Tenacity, é o segundo (i) aparelho deste género capaz de entrar em órbita terrestre, regressar e pousar na pista como um vulgar avião.
(i) Existe em pleno funcionamento um shuttle não tripulado [Boeing X-37] ao serviço da Força Aérea norte-americana.
Sob contrato da NASA, o Tenacity executará serviços de entrega de carga de e para a Estação Espacial Internacional durante pelo menos seis missões da NASA, sob o contrato do Commercial Resupply Service 2 (CRS-2).
"É um SUV para o espaço - um Veículo Utilitário Espacial", afirmou Kimberly Schwandt, diretora de comunicações da Sierra Nevada, numa entrevista dada a um canal online de notícias sobre espaço e tecnologias espaciais. "O nosso sonho é ter toda uma frota de aviões espaciais."
os astronautas podem carregar este módulo com lixo o módulo de carga denominado Shooting Star, após transferência da carga, e no regresso este será separado da Tenacity e desintegrado na atmosfera terrestre durante o procedimento de reentrada.
A Sierra Nevada Corporation ainda não perdeu a esperança de reconverter este modelo para transporte de humanos e refere que não há razão para que não possa ser reativado, em data posterior.