Náufragos salvos por garrafa com mensagem lançada ao mar
Uma mensagem numa garrafa lançada ao mar levou, domingo, ao resgate de pelo menos 86 náufragos, na sua maior parte entre os 14 e os 18 anos, no Oceano Pacífico, ao largo da Costa Rica, revelou o Ministério da Segurança Pública.
Os náufragos estão ainda a ser examinados medicamente, um a um, pelo que não se sabe com exactidão quantos são, disse a mesma fonte.
Há nove dias que os náufragos andavam à deriva, tendo sido salvos na madrugada de hoje e transportados para a desabitada Ilha do Coco, a 600 quilómetros da costa do Pacífico da Costa Rica.
Por seu lado, a associação ecologista Marviva revelou que fazia uma patrulha conjunta com o Ministério da Segurança Pública, quando a embarcação «Rei dos Reis» lhes comunicou ter encontrado uma mensagem escrita numa garrafa, pedindo ajuda.
A «Rei dos Reis» iniciou de imediato uma operação de busca e localizou a embarcação, próximo da Ilha do Coco. O barco tinha problemas e estava a afundar-se pelo que foi rebocado para a ilha, onde desembarcaram os seus ocupantes.
Os náufragos salvos que já foram examinados apresentavam problemas de enjoo, vómitos, desidratação, fome e alergias, adianta o comunicado do Ministério da Segurança Pública.
Ao que tudo indica, os náufragos são de nacionalidade equatoriana, uma vez que o Serviço Nacional da Guarda Costeira disse que já comunicou com as suas homólogas do Equador para coordenar o repatriamento dos náufragos.
O Ministério da Segurança Pública adiantou que enviou alimentos e artigos de higiene pessoal para a ilha no patrulheiro «Pancha Carrasco», a bordo do qual seguiu também um médico da Cruz Vermelha.