Nave espacial desgovernada em direção ao planeta Terra

Uma nave espacial não tripulada russa está a cair em direção ao planeta Terra. O veículo que transportava mantimentos para a Estação Espacial Internacional está em queda, aparentemente de forma descontrolada.

João Ferreira Pelarigo, RTP /
NASA/JPL

"Começou a descida. Não tem mais nenhum sítio para onde ir", declarou uma fonte não identificada à agência France-Presse.

Foi na passada terça-feira que o foguetão Soyuz descolou de Vostok, na Rússia, com a nave Progress M-27M, para levar mantimentos à Estação Espacial. As comunicações foram perdidas pouco tempo depois.



Segundo declarações deste responsável, que conhece a situação mas pediu anonimato, trata-se do fim da missão "Progress".
Ainda não são claras as circunstâncias em que a nave espacial entrará na atmosfera e chocará com o solo terrestre.
"É agora claro que começaram reações absolutamente incontroláveis", afirmou. "Marcámos mais duas comunicações para tranquilizar a nossa consciência", acrescentou a mesma fonte.

A NASA comunicou entretanto que a nave transportava material fundamental para a Estação Espacial Internacional, mas adiantou ainda que há mantimentos suficientes para os próximos meses.

Dmitry Rogozin, o vice-primeiro-ministro da Rússia com o pelouro da indústria aeroespacial, comentou no Twitter a situação de queda do veículo.
"Estamos todos preocupados com a nossa nave de carga", escreveu o vice-primeiro-ministro na rede social, sublinhando que está em constante contacto com a agência espacial.

De acordo com informações divulgadas pela NASA, a nave espacial russa viaja a cerca de 26 mil quilómetros por hora. Segundo a agência espacial norte-americana, o veículo pode demorar até duas semanas a chegar à atmosfera, altura em que deve desintegrar-se.

A Roskosmos, agência espacial russa, está já a estudar a possibilidade de a nave aterrar no oceano. Contudo, o local e a data exactos desse acontecimento não são conhecidos.

Tópicos
PUB