Navegadora francesa inicia viagem "solitária" de 7.000 quilómetros até à Polinésia

São Francisco, Califórnia, 25 Out (Lusa) - A navegadora francesa Anne Quéméré partiu sexta-feira de manhã (hora local) da Baía de Sâo Francisco, Califórnia, a bordo do seu "oceankite", um flutuador puxado por uma vela, para uma viagem de 7.000 quilómetros até à Polinésia.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Quéméré deixou uma marina do norte da baía como previsto para passar a célebre Ponte Golden Gate a fim de aceder ao Pacífico. A partida estava inicialmente prevista para quinta-feira mas teve de ser adiada por falta de vento.

A aventureira de 42 anos espera fazer em solitário a distância até ao Taiti em cerca de três meses. Esta viagem decorre de uma "estreia" transoceânica que já realizou a bordo do seu "oceankite": a do Atlântico Norte em 55 dias em 2006.

Contrariamente às velas clássicas, a do "oceankite", tem de ser manejada constantemente, um desafio quando se adopta o ritmo do sono dos navegadores solitários, com períodos de sono de duas em duas horas.

Em 2002, a aventureira bateu em 56 dias o recorde feminino da travessia do Atlântico sul em remo. Dois anos depois, cruzou em 87 dias o Atlântico norte no sentido ocidente-leste, tornando-se a primeira mulher a cumprir estes dois trajectos em solitário e sem assistência.

TM.

Lusa/Fim


PUB