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Navegar com segurança, evite os conteúdos ilegais online
O Centro de Internet Segura solicita denúncias de conteúdos online que incitem ao racismo, à xenofobia ou que contenham imagens de pornografia infantil. Por outro lado, se não deixa entrar em casa um estranho, e fecha a porta à chave quando sai à rua, deve ter as mesmas precauções na utilização dos meios digitais.
Segurança a navegar online
A Google recomenda algumas ações para uma maior segurança online. A empresa aconselha os utilizadores a protegerem as suas contas ao procederem a uma Revisão de Definições de Segurança.
Assim a Google aconselha a que se sigam determinados passos, nomeadamente em:
Recuperação de Dados - Adicionar um número de telefone para ajudar a Google a entrar em contato com o utilizador caso a sua conta seja bloqueada.
Atividade Recente- Permite visualizar os acessos mais recentes do utilizador aos serviços da Google e detetar acessos de desconhecidos.
Permissões de conta- Refere-se às aplicações, sites e equipamentos ligados à conta Google do utilizador. Aconselha-se que reveja toda essa informação e a certificar-se que confia nas ligações. Depois desta verificação, talvez chegue à conclusão que é melhor eliminar alguma app ou remover um número de telemóvel que nunca mais utilizou.

Recomendações no mundo digital
Se não deixa entrar em casa um estranho e fecha a porta à chave quando sai à rua, deve ter as mesmas precauções na utilização dos meios digitais. Deixamos aqui os conselhos consensuais para que se tenha uma navegação mais segura. Assim, deverá ter em atenção algumas definições comuns neste meio digital:
"Hacker" - É uma palavra de origem inglesa para designar alguém com profundos conhecimentos de informática e que os usa para aceder a sistemas informáticos alheios sem autorização.
O "spam" - Definição do correio electrónico não solicitado que pode não ser malicioso mas que, muitas vezes, transporta vírus, propostas comerciais fraudulentas ou recolhe dados confidenciais.
Pagamentos online - Os pagamentos via Internet podem expor informações bancárias a terceiros.
Dados pessoais
- Deve evitar colocar na Internet dados pessoais como nome completo, número de telefone/telemóvel, nome da escola/trabalho, morada, atividades extracurriculares.
Downloads
- Antes de fazer download de novas versões de aplicações, páginas, jogos ou antivírus, deverá confirmar se são verdadeiros uma vez que pode tratar-se de software malicioso.
Fotos - Ter o maior cuidado na colocação de fotografias na Internet, pois a Internet é pública. Também não deve colocar fotografias de outras pessoas sem autorização prévia e deve restringir a visualização de fotografias a pessoas conhecidas. E se a fotografia foi tirada através de telemóvel ou tablet, é aconselhável desligar a opção do GPS para a fotografia não ficar associada a uma localização.
Links
- Procurar ter o maior cuidado ao carregar em links enviados através de e-mails ou que apareçam no computador. Esses links podem ser vírus ou programas maliciosos que conseguem aceder às informações do computador;
Logouts - Sempre que se sai de uma página ou aplicação, fazer sempre logout, logoff, sair ou equivalente. Se não o fizer, e fechar de imediato, qualquer pessoa que aceda ao computador pode entrar e ter acesso às páginas visualizadas.

Passwords - Não partilhar a password com terceiros, não escrever a password em papéis, ficheiros, ou no telemóvel. Se perder o telemóvel ou se a tiver num papel, a password é descoberta e consegue aceder-se a informação pessoal e/ou confidencial. Deve mudar a password com frequência e não a memorizar nas páginas de Internet. Não é aconselhável utilizar dados pessoais como nome, data de nascimento, clube de futebol ou jogador preferido e uma password segura deve ter letras maiúsculas com minúsculas, caracteres especiais - @; &;$,etc. )
e números.
Registos em sites - Ter atenção aos sites que solicitam os dados pessoais e pesquisar se o site é verdadeiro. caso receba um e-mail a pedir a confirmação dos dados, ou a confirmação da password, verificar sempre a origem do e-mail.
Spam e Phishing - São esquemas de fraude que são recebidos através de e-mail. Normalmente são e-mails bem escritos, com propostas aliciantes e muitas vezes vêm de fontes credíveis como bancos, operadores de comunicações, seguradoras, etc. Se não conhecer o remetente, deve apagar o e-mail sem o abrir. Não deve responder a estes e-mails e não dar dados pessoais.
Vírus e antivírus
- Deve instalar e atualizar o antivírus. Se não for atualizado, o antivírus não deteta a existência de novos vírus.

Dicas para maior segurança em telemóveis
Bluetooth
- Se um telefone tiver a funcionalidade do bluetooth ativa, poderá ser detetado por outro telefone com bluetooth ativo na mesma área e, posteriormente, ser contatado por esse outro utilizador. Poderá também receber mensagens ou imagens não desejadas de alguém que esteja na mesma área. Assim, o melhor é desativar o bluetooth após utilização.
Chamadas de valor acrescentado
- Se quiser pode solicitar aos operadores de comunicações o barramento de chamadas de valor acrescentado.
Fotos no Telemóvel - Descarregar com frequência as fotografias tiradas com o telemóvel.
Números e chamadas desconhecidas
- Não atender chamadas de números de telefone desconhecidos ou anónimos.
PIN de acesso/bloqueio de telemóvel
- Não colocar como códigos de bloqueio/desbloqueio datas de nascimento, códigos de multibanco ou números sequenciais.
VoiceMail
- Não personalizar o voicemail com dados pessoais.

Denúncias na Linha Alerta do Centro Internet Segura
A Linha Alerta do Centro Internet Segura recebeu no ano passado 1.284 denúncias de casos de conteúdos ilegais online, uma das quais relacionada com um perfil pedófilo no Facebook, segundo dados avançados à agência Lusa. O caso do perfil pedófilo gerou quase 3.000 denúncias, segundo o coordenador do Centro Internet Segura, Nuno Moreira.
Segundo aquele responsável, o perfil foi eliminado do Facebook cerca de duas horas depois da denúncia que levou à intervenção do Centro Internet Segura, que tem como objetivos combater conteúdos ilegais online e minimizar os seus efeitos e promover uma utilização segura da Internet.
As denúncias recebidas são analisadas por operadores especializados e, posteriormente, encaminhadas para as autoridades de investigação criminal competentes, ou, no caso de estarem fora de jurisdição nacional, para a respetiva congénere internacional da Linha Alerta para que prossiga a investigação.
Das 1.284 denúncias registadas na Linha Alerta, para a denúncia de conteúdos ilegais, 392 foram reencaminhas para a Polícia Judiciária.
Segundo os mesmos dados, 685 situações foram reencaminhadas para Linhas Alertas estrangeiras porque os conteúdos estavam alojados noutros países. Houve ainda 15 situações que foram reencaminhadas para o fornecedor de acesso à Internet (ISP), responsável pela remoção do conteúdo ilegal.
O coordenador do Centro Internet Segura, Nuno Moreira, apela aos utilizadores que denunciem na Linha Alerta conteúdos ilegais online, que incitem ao racismo, à xenofobia ou que contenham imagens de pornografia infantil.
O crime por computador pode acarretar danos tanto pessoais como empresariais. Os danos pessoais são obtidos no envio de mensagens com conteúdo pejorativo/ofensivo, falso ou pessoal em nome da pessoa, utilizando somente os dados dos e-mails. Acontece na movimentação de contas bancárias com o intuito de fazer transações, saques ou até mesmo pagamento de contas, na utilização de dados de cartão de crédito para fazer compras e na divulgação de fotos ou imagens com intenção de causar danos morais.
As empresas também sofrem com estas invasões nos seus dados e informações confidenciais. Os crimes ocasionam não somente danos financeiros, mas também danos empresariais, visto que as organizações têm que fazer novamente a manutenção das máquinas danificadas.
Grafismo de Sara Piteira,
A Google recomenda algumas ações para uma maior segurança online. A empresa aconselha os utilizadores a protegerem as suas contas ao procederem a uma Revisão de Definições de Segurança.
Assim a Google aconselha a que se sigam determinados passos, nomeadamente em:
Recuperação de Dados - Adicionar um número de telefone para ajudar a Google a entrar em contato com o utilizador caso a sua conta seja bloqueada.
Atividade Recente- Permite visualizar os acessos mais recentes do utilizador aos serviços da Google e detetar acessos de desconhecidos.
Permissões de conta- Refere-se às aplicações, sites e equipamentos ligados à conta Google do utilizador. Aconselha-se que reveja toda essa informação e a certificar-se que confia nas ligações. Depois desta verificação, talvez chegue à conclusão que é melhor eliminar alguma app ou remover um número de telemóvel que nunca mais utilizou.
Recomendações no mundo digital
Se não deixa entrar em casa um estranho e fecha a porta à chave quando sai à rua, deve ter as mesmas precauções na utilização dos meios digitais. Deixamos aqui os conselhos consensuais para que se tenha uma navegação mais segura. Assim, deverá ter em atenção algumas definições comuns neste meio digital:
"Hacker" - É uma palavra de origem inglesa para designar alguém com profundos conhecimentos de informática e que os usa para aceder a sistemas informáticos alheios sem autorização.
O "spam" - Definição do correio electrónico não solicitado que pode não ser malicioso mas que, muitas vezes, transporta vírus, propostas comerciais fraudulentas ou recolhe dados confidenciais.
Pagamentos online - Os pagamentos via Internet podem expor informações bancárias a terceiros.
Dados pessoais
- Deve evitar colocar na Internet dados pessoais como nome completo, número de telefone/telemóvel, nome da escola/trabalho, morada, atividades extracurriculares.
Downloads
- Antes de fazer download de novas versões de aplicações, páginas, jogos ou antivírus, deverá confirmar se são verdadeiros uma vez que pode tratar-se de software malicioso.
Fotos - Ter o maior cuidado na colocação de fotografias na Internet, pois a Internet é pública. Também não deve colocar fotografias de outras pessoas sem autorização prévia e deve restringir a visualização de fotografias a pessoas conhecidas. E se a fotografia foi tirada através de telemóvel ou tablet, é aconselhável desligar a opção do GPS para a fotografia não ficar associada a uma localização.
Links
- Procurar ter o maior cuidado ao carregar em links enviados através de e-mails ou que apareçam no computador. Esses links podem ser vírus ou programas maliciosos que conseguem aceder às informações do computador;
Logouts - Sempre que se sai de uma página ou aplicação, fazer sempre logout, logoff, sair ou equivalente. Se não o fizer, e fechar de imediato, qualquer pessoa que aceda ao computador pode entrar e ter acesso às páginas visualizadas.
Passwords - Não partilhar a password com terceiros, não escrever a password em papéis, ficheiros, ou no telemóvel. Se perder o telemóvel ou se a tiver num papel, a password é descoberta e consegue aceder-se a informação pessoal e/ou confidencial. Deve mudar a password com frequência e não a memorizar nas páginas de Internet. Não é aconselhável utilizar dados pessoais como nome, data de nascimento, clube de futebol ou jogador preferido e uma password segura deve ter letras maiúsculas com minúsculas, caracteres especiais - @; &;$,etc. )
e números.
Registos em sites - Ter atenção aos sites que solicitam os dados pessoais e pesquisar se o site é verdadeiro. caso receba um e-mail a pedir a confirmação dos dados, ou a confirmação da password, verificar sempre a origem do e-mail.
Spam e Phishing - São esquemas de fraude que são recebidos através de e-mail. Normalmente são e-mails bem escritos, com propostas aliciantes e muitas vezes vêm de fontes credíveis como bancos, operadores de comunicações, seguradoras, etc. Se não conhecer o remetente, deve apagar o e-mail sem o abrir. Não deve responder a estes e-mails e não dar dados pessoais.
Vírus e antivírus
- Deve instalar e atualizar o antivírus. Se não for atualizado, o antivírus não deteta a existência de novos vírus.
Dicas para maior segurança em telemóveis
Bluetooth
- Se um telefone tiver a funcionalidade do bluetooth ativa, poderá ser detetado por outro telefone com bluetooth ativo na mesma área e, posteriormente, ser contatado por esse outro utilizador. Poderá também receber mensagens ou imagens não desejadas de alguém que esteja na mesma área. Assim, o melhor é desativar o bluetooth após utilização.
Chamadas de valor acrescentado
- Se quiser pode solicitar aos operadores de comunicações o barramento de chamadas de valor acrescentado.
Fotos no Telemóvel - Descarregar com frequência as fotografias tiradas com o telemóvel.
Números e chamadas desconhecidas
- Não atender chamadas de números de telefone desconhecidos ou anónimos.
PIN de acesso/bloqueio de telemóvel
- Não colocar como códigos de bloqueio/desbloqueio datas de nascimento, códigos de multibanco ou números sequenciais.
VoiceMail
- Não personalizar o voicemail com dados pessoais.
Denúncias na Linha Alerta do Centro Internet Segura
A Linha Alerta do Centro Internet Segura recebeu no ano passado 1.284 denúncias de casos de conteúdos ilegais online, uma das quais relacionada com um perfil pedófilo no Facebook, segundo dados avançados à agência Lusa. O caso do perfil pedófilo gerou quase 3.000 denúncias, segundo o coordenador do Centro Internet Segura, Nuno Moreira.
Segundo aquele responsável, o perfil foi eliminado do Facebook cerca de duas horas depois da denúncia que levou à intervenção do Centro Internet Segura, que tem como objetivos combater conteúdos ilegais online e minimizar os seus efeitos e promover uma utilização segura da Internet.
As denúncias recebidas são analisadas por operadores especializados e, posteriormente, encaminhadas para as autoridades de investigação criminal competentes, ou, no caso de estarem fora de jurisdição nacional, para a respetiva congénere internacional da Linha Alerta para que prossiga a investigação.
Das 1.284 denúncias registadas na Linha Alerta, para a denúncia de conteúdos ilegais, 392 foram reencaminhas para a Polícia Judiciária.
Segundo os mesmos dados, 685 situações foram reencaminhadas para Linhas Alertas estrangeiras porque os conteúdos estavam alojados noutros países. Houve ainda 15 situações que foram reencaminhadas para o fornecedor de acesso à Internet (ISP), responsável pela remoção do conteúdo ilegal.
O coordenador do Centro Internet Segura, Nuno Moreira, apela aos utilizadores que denunciem na Linha Alerta conteúdos ilegais online, que incitem ao racismo, à xenofobia ou que contenham imagens de pornografia infantil.
Crime informático
Crime informático, e-crime, cybercrime, crimes eletrónicos ou crime digital são termos utilizados quando falamos de toda a atividade onde um computador ou uma rede de computadores é utilizada como uma ferramenta, uma base de ataque ou como meio de crime.
Crime informático, e-crime, cybercrime, crimes eletrónicos ou crime digital são termos utilizados quando falamos de toda a atividade onde um computador ou uma rede de computadores é utilizada como uma ferramenta, uma base de ataque ou como meio de crime.
O crime por computador pode acarretar danos tanto pessoais como empresariais. Os danos pessoais são obtidos no envio de mensagens com conteúdo pejorativo/ofensivo, falso ou pessoal em nome da pessoa, utilizando somente os dados dos e-mails. Acontece na movimentação de contas bancárias com o intuito de fazer transações, saques ou até mesmo pagamento de contas, na utilização de dados de cartão de crédito para fazer compras e na divulgação de fotos ou imagens com intenção de causar danos morais.
As empresas também sofrem com estas invasões nos seus dados e informações confidenciais. Os crimes ocasionam não somente danos financeiros, mas também danos empresariais, visto que as organizações têm que fazer novamente a manutenção das máquinas danificadas.
Grafismo de Sara Piteira,
Fotos: reuters