Navios da II Guerra Mundial desapareceram do fundo do mar

Três navios holandeses que se afundaram durante a Batalha do Mar de Java, em 1942, desapareceram misteriosamente da costa da Indonésia. A ministra holandesa da Defesa anunciou uma investigação e sugeriu que os destroços podem ter sido deslocados ilegalmente.

RTP /
Adek Berry - Reuters/ Pool

O desaparecimento dos navios, que foram encontrados por mergulhadores amadores em 2002, foi detetado numa recente expedição que pretendia marcar o 75.º aniversário da Batalha do Mar de Java, no próximo ano.

Um sonar revelou as marcas dos navios no fundo do mar, mas demonstrou que os destroços já não se encontravam no mesmo local.

Citada pelo diário britânico The Guardian, Jeanine Hennis-Plasschaert, ministra holandesa da Defesa, adiantou que “os destroços dos navios HNLMS de Ruyter e HNLMS Java parecem ter desaparecido completamente”.

“Também desapareceu uma grande parte do navio HNLMS Kortenaer”, continuou.
“Profanação de um túmulo de guerra”
“Já foi aberta uma investigação para perceber o que aconteceu aos navios”, declarou a mesma governante, afirmando que “a profanação de um túmulo de guerra é uma ofensa séria”. O comunicado de Hennis-Plasschaert sugere que a remoção dos destroços pode ter sido feita ilegalmente.


A Batalha do Mar de Java foi travada em 1942 entre as forças navais japonesas e os holandeses, ingleses, norte-americanos e australianos, que acabaram derrotados.

Os três navios afundaram-se ao largo da costa indonésia como resultado de uma das maiores batalhas navais da II Guerra Mundial.

Morreram cerca de 2.200 pessoas, entre as quais 900 holandeses, e os destroços foram declarados túmulos de guerra.

Os mares da Indonésia, Singapura e Malásia são a sepultura de mais de 100 navios e submarinos afundados durante a II Grande Guerra. Durante vários anos, os destroços têm sido profanados por mergulhadores que procuram aço, alumínio e bronze.
Tópicos
PUB