Navios de todo o mundo para as celebrações da batalha de Trafalgar
Navios de todo o mundo participam hoje em celebrações na baía de Portsmouth (sul de Inglaterra) para evocar o 200/o aniversário da batalha de Trafalgar.
A parada naval marca o início das cerimónias que o Reino Unido organizou para comemorar a batalha em que a esquadra inglesa, comandada pelo almirante Horácio Nelson, derrotou a frota hispano- francesa, dirigida pelo almirante Villeneuve.
Milhares de barcos vindos de 35 países concentraram-se nos últimos dias no Solent, o braço de mar que separa Portsmouth, sede da British Navy da ilha de Wight, no sul de Inglaterra.
Uma armada de cem navios de guerra, entre os quais o porta- aviões nuclear francês Charles-de-Gaulle, partcpará nos seis dias de manifestações dedicadas ao mar, cujo início será dado hoje, quando a rainha Isabel II passar em revista a frota internacional.
A frota britânica comandada por Lorde Nelson obteve a 21 de Outubro de 1805 ao largo do cabo de Trafalgar (sul de Espanha) uma vitória esmagadora que inaugurou um século de supremacia marítima britânica em todos os mares do mundo. Mas a Inglaterra perdeu nesta batalha o maior herói da sua história, Nelson.
Trinta veleiros, 20 navios comerciais e mais de 10.000 embarcações privadas tomam parte nesta concentração, a mais importante em águas britânicas desde 1977.
Entre os 43 navios de guerra estrangeiros figuram dois norte- americanos, dois alemães, três belgas, dois holandeses e dois espanhóis.
Além da rainha, o seu marido, o duque de Edimburgo, o príncipe Carlos e a mulher, a duquesa de Cornualha, o príncipe André e a princesa Ana e diversos elementos da família real de Inglaterra assistirão à parada naval.
Isabel tinha passado revista à frota em 1953, ano da sua coroação, em 1969, por ocasião do aniversário da NATO, e em 1977, no 25 aniversário da sua subida ao torno.
Hoje à noite, a batalha de Trafalgar será simbolicamente evocada num espectáculo de luz e som que utilizará duas vezes mais fogo de artificio do que as cerimónias dos Jogos Olímpicos de Atenas.
Depois de uma cerimónia em honra dos antigos combatentes da marinha de todo o mundo, cerca de 200.000 pessoas são esperadas para um festival do mar de quinta-feira a domingo. Em velhas embarcações da época, 2000 actores recrearão a atmosfera da época de Nelson.