Nelson Mandela continua em estado crítico mas estável
Joanesburgo, 09 jul (Lusa)- O antigo presidente sul-africano Nelson Mandela continua em estado crítico, mas estável, informou hoje a presidência da África do Sul, depois de um dos seus netos ter assegurado que Mandela "responde quando falam com ele".
"O ex-presidente Nelson Mandela continua em estado crítico, mas estável num hospital de Pretória onde recebe tratamento desde 08 de junho", adianta a nota oficial da presidência.
Na nota, o atual chefe de Estado, Jacob Zuma, agradeceu ainda aos anónimos que têm rezado diante do hospital e por todo o país por Mandela e à comunidade internacional pelo "fluxo contínuo de mensagens de apoio a Madiba e à sua família".
Ndaba Mandela, um dos netos do herói da luta contra o regime de segregação racial do apartheid, apelou hoje para "a celebração da vida" por ocasião do aniversário de Nelson Mandela, que a 18 de julho cumpre 95 anos.
"Está mais vivo que nunca", disse Ndaba Mandela, que pediu aos sul-africanos para deixarem "a tristeza de lado" e "celebrarem" o facto de Madiba continuar vivo, segundo o diário sul-africano The Star.
Nelson Mandela foi hospitalizado há mais de um mês por causa de uma infeção pulmonar e o seu estado de saúde agravou-se no passado dia 23, passando de "grave, mas estável" para "crítico".
Antes de ser eleito em 1994. o primeiro presidente negro da África do Sul lutou durante décadas contra o regime do apartheid.
Mandela contraiu os problemas respiratórios de que sofre atualmente durante os quase 30 anos que passou na cadeia por imposição da minoria branca que então governava o país.
Mandela recebeu em 1993 o Prémio Nobel da Paz, que partilhou com o último presidente do apartheid, Frederik De Klerk, em reconhecimento pelo empenho de ambos na reconciliação nacional e na construção de uma África do Sul sem divisões raciais.