Nelson Mandela está bem e a desfrutar da companhia da família

Joanesburgo, 28 dez (Lusa) - Nelson Mandela está bem e a passar tempo com a família em Joanesburgo, depois de ter tido alta do hospital, disse hoje a filha Zenani Mandela-Dlamini à agência France Presse.

Lusa /

O ex-Presidente sul-africano saiu do hospital na quarta-feira, depois de quase três semanas de internamento devido a uma infeção pulmonar e a uma cirurgia para retirar cálculos biliares.

Mandela, de 94 anos, está agora a convalescer na sua casa de Joanesburgo, onde tem recebido visitas de amigos, família e outras pessoas que têm oferecido flores e outros presentes.

"Madiba [nome de clã de Mandela] está bem e a gozar a família", disse Mandela-Dlamini numa mensagem enviada por telemóvel para a France Presse.

Mandela-Dlamini é a filha mais velha de Nelson Mandela e Winnie Madikizela-Mandela e deveria ter iniciado este ano a sua atividade como embaixadora na Argentina, mas a sua partida foi adiada devido à doença do pai.

O herói da luta anti-apartheid deu entrada num hospital de Pretória a 08 de dezembro devido a uma infeção pulmonar. A 15 de dezembro foi operado para retirar cálculos biliares.

Para manter a privacidade do antigo chefe de Estado, as autoridades deram o mínimo de informação possível durante o internamento e o regresso a casa de Nelson Mandela decorreu de forma discreta a 26 de dezembro, feriado na África do Sul.

Hoje, a família apelou ao fim da especulação de que Mandela teria tido alta para morrer em casa.

"Isso é absolutamente falso. O meu avô está bem", disse hoje a neta Zaziwe Manaway à CNN.

"Pode ser muito, muito doloroso para nós ouvir estas mensagens na comunicação social de que o nosso avô vai para casa para morrer. É insensível."

"O meu avô ainda acorda de manhã e lê o jornal, por isso também tem noção do que se diz à sua volta".

Tópicos
PUB