Nenhum candidato presidencial eleito, segunda volta terça-feira

Nenhum dos candidatos à presidência da República italiana obteve hoje a maioria de dois terços necessária para a eleição e uma nova volta do escrutínio será organizada terça- feira.

Agência LUSA /

Nesta primeira votação para escolher o undécimo chefe de Estado e sucessor de Carlo Azegli Cimapi eram necessários dois terços dos sufrágios, isto é 673 dos 1.009 eleitores.

Votaram 984 eleitores e o mais votado foi Gianni Letta, de 71 anos, subsecretário do Governo de Silvio Berlusconi, candidato do centro-direita.

O candidato da coligação de centro-esquerda A União, Giorgio Napolitano, de 81 anos, o veterano dirigente ex-comunista, senador viatalíco, ex-presidente da Câmara de deputados e ex-ministro do Interior, só conseguiu oito votos.

Isso deveu-se a que, pouco antes de começar a votação, A União anunciou que votaria em branco, com os olhos postos num eventual acordo com os conservadores para conseguir um candidato comum e para não "queimar" Napolitano. Em branco foram depositados 435 votos.

Depois de Letta, o mais votado foi o comunista Massimo D`Alema, anunciado ao princípio como candidato pela União, mas substituído depois por Napolitano devido à oposição dos conservadores, que conseguiu 25 votos.

Como é normal neste tipo de votações, onde a disciplina do partido pode ser violada, não faltaram as votações mais aleatórias.

Assim, a actriz Franca Rame conseguiu 24 votos, o encarcerado líder da Lotta Continua, Adriano Sofri, obteve 23 sufrágios, o veemente político e jornalista Giuliano Ferrara oito e o médico cooperante Gino Strada cinco.

Os "grandes eleitores", como são conhecidos os senadores, deputados e representantes regionais que elegem o chefe de Estado, foram convocados para uma segunda votação, que se realiza terça-feira pelas 10:30 e na qual serão também necessários os dois terços de votos.

Se não se conseguir, pela tarde realiza-se a terceira volta, em que se exige a mesma percentagem.

A partir da quarta só é necessária a maioria simples.

PUB