Netanyahu recebido por Trump para discutir cessar-fogo em Gaza

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, é recebido na Casa Branca em Washington pelo presidente norte-americano, sendo o primeiro líder estrangeiro a reunir-se com Donald Trump desde a sua tomada de posse, a 20 de janeiro.

Lusa /
Benjamin Netanyahu e Donald Trump falam sobre o cessar-fogo em Gaza Samuel Corum - Pool - EPA

Na véspera do encontro com o líder norte-americano, Netanyahu manteve na capital federal norte-americana conversações com Steve Witkoff, enviado especial de Trump para o Médio Oriente, sobre a segunda fase do cessar-fogo em Gaza. Estas conversações estão previstas prosseguir no final da semana com o primeiro-ministro do Qatar e com altos funcionários egípcios, os outros mediadores nesta questão.

Também na segunda-feira, dois responsáveis do Hamas afirmaram que o movimento islamita palestiniano está “pronto a iniciar negociações para a segunda fase” do cessar-fogo com Israel.

Negociado durante meses, o acordo de tréguas de três fases entrou em vigor em 19 de janeiro, dia em que os combates cessaram no território palestiniano após 15 meses de guerra.

A primeira fase dura seis semanas e deverá permitir a libertação de 33 reféns em troca de mais de 1.900 palestinianos detidos por Israel e o reforço da ajuda humanitária ao enclave palestiniano.

A segunda fase tem como objetivo a libertação dos últimos reféns e o fim definitivo das hostilidades.

Uma terceira fase, ainda incerta, deverá definir os termos da reconstrução da Faixa de Gaza e da sua governação no futuro.

Estas negociações ocorrem numa altura em que Israel conduz uma vasta operação militar no norte da Cisjordânia ocupada desde 21 de janeiro.
PUB