Neve no sul do Texas pela primeira vez em décadas

Os habitantes do sul do cálido Estado do Texas tiveram hoje um Natal branco depois de a primeira grande tempestade de Inverno do ano lhes trazer nevões como já não viam na região há 86 anos.

Agência LUSA /

Desde sexta-feira que Houston apareceu polvilhada de flocos de neve e adultos e crianças apressaram-se a desfrutar, na manhã fria e solarenga, o espectáculo que gerações de texanos só conheceram pelos cânticos de Natal.

A última vez que houve em Houston um nevão antes do dia de Natal foi a 22 de Dezembro de 1989, quando a acumulação foi de quatro centímetros.

O maior nevão que recordam os habitantes de Houston ocorreu a 12 de Fevereiro de 1960 com 11 centímetros de neve acumulada no solo.

Mas todo o sul dos Estados Unidos foi atingido hoje por tempestades de neve pouco habituais.

A cidade de Brownsville perto da fronteira com o México ficou coberta por 3,5 centímetros de neve. Nunca desde 1985 a neve tinha caído neste local, afirmou a cadeia méteo Weather Channel.

Corpus Christi, uma outra cidade do sul do Texas, ficou coberta com 12,7 centímetros de neve, como já não se via nesta cidade desde há 72 anos.

Um pouco mais ao norte de Corpus Christi, Victoria ficou coberta por 30,5 centímetros de neve.

Os habitantes de Victoria, sobre o rio Guadalupe, perto da costa do Golfo do México, tiveram o primeiro Natal branco em 86 anos.

Há também notícia de queda de neve em Humble, Katy, Pearland, Galveston, Lake Jackson e Sugar Lande.

"Tempestades de neve no sul do Texas são extremamente raras", comentou o meteorologista ao Weather Chanel.

A neve deverá tingir à noite o Estado vizinho da Luisiana antes de subir para a Carolina do sul.

O serviço nacional da meteorologia publicou um alerta de gelo para o sul do Texas e um aviso de muito frio para o sul da Luisiana e ao longo do Mississipi.

Os serviços recomendaram nomeadamente aos texanos para guardarem os animais de estimação em casa devido às temperaturas extremamente baixas no exterior e aconselharam os habitantes do Luisiana a limitarem as deslocações automóveis. "Se sair de casa põe em perigo a vida", alertou o serviço meteorológico.

Numerosas pontes da Luisiana foram fechadas à circulação devido ao gelo. Segundo o Weather Channel, é a primeira vez em 50 anos que a Luisiana conhece este tipo de intempéries.

Tempestades de neve continuaram a atingir hoje o norte e o centro dos Estados Unidos mas este fenómeno acontece todos os Invernos nestas regiões.

PUB