EM DIRETO
Depressão Marta a caminho de Portugal. A evolução do estado do tempo ao minuto

New York Times processa Perplexity AI por violação de direitos de autor

New York Times processa Perplexity AI por violação de direitos de autor

O jornal norte-americano acusa a empresa de inteligência artificial de recorrer aos artigos do Times para alimentar os seus produtos de IA generativa. Em 2023, o NYT tinha já arrastado a OpenAI para um processo judicial semelhante.

RTP /
Foto: Carlo Allegri - Reuters

O New York Times avançou esta sexta-feira com uma ação judicial contra o motor de busca de inteligência artificial Perplexity AI. Em causa está a reprodução de milhões de artigos do jornal sem o seu consentimento, tanto para distribuição como para alimentar os seus produtos de inteligência artificial generativa.

No processo, citado pelo próprio jornal nova-iorquino, o Times afirma ter contactado a Perplexity AI múltiplas vezes, de forma a travar a utilização de conteúdos noticiosos até que ambas as partes negociassem um acordo. Um pedido que o The New York Times considera não ter sido respeitado.

O jornal nova-iorquino requer agora, entre outras medidas, uma indemnização e uma providência cautelar.

O processo, inicialmente apresentado no Tribunal Distrital dos Estados Unidos e posteriormente transferido para o Distrito Sul de Nova Iorque, surge mais de um ano depois de o jornal ter enviado uma notificação de “Cease and Desist” (Cessar e desistir, em português) à empresa de inteligência artificial, alertando para a possibilidade de ação judicial caso a utilização do conteúdo jornalístico subsistisse.

Além do alegado aproveitamento indevido de material protegido por direitos de autor, incluindo artigos acessíveis apenas mediante paywall, o NYT denuncia a Perplexity AI de atribuir falsamente ao jornal conteúdos fabricados ou resultantes de “alucinações” da IA generativa. O jornal defende que o modelo de negócios da start-up se encontra dependente da apropriação de materiais elaborados por terceiros.

Esta não é a primeira vez que o jornal norte-americano se vê num processo semelhante e nem a primeira vez que a Perplexity AI enfrenta este tipo de acusações.

O caso soma-se a uma série de processos semelhantes que a start-up enfrenta. Apenas um dia antes, a empresa foi alvo de uma ação judicial do Chicago Tribune. Em declarações anteriores à Reuters, a Perplexity negou estar a roubar dados, argumentando que se limita a organizar e apresentar informação pública devidamente citada.

Também não é a primeira vez que o New York Times se vê envolvido em conflitos deste tipo: em 2023, o jornal processou a OpenAI, parceira da Microsoft, acusando-a de aproveitar os seus artigos para treinar modelos de IA.

Com esta segunda denúncia, o Times junta-se assim a uma lista de cerca de 40 entidades que já recorreram aos tribunais em ações contra a Perplexity, entre elas o Reddit, a Encyclopaedia Britannica e empresas do grupo de Rupert Murdoch, proprietário de inúmeros meios de comunicação social.

Por outro lado, a Amazon detém licença para utilizar o conteúdo editorial do NYT em produtos de inteligência artificial como é exemplo a assistente digital Alexa, possibilitado por um acordo fechado em maio deste ano.

Apesar dos conflitos em curso entre os motores de inteligência artificial e os órgãos de comunicação social, outros acordos comerciais de dados de IA têm sido celebrados nos últimos tempos. Esta sexta-feira, a Meta anunciou novas parcerias com a USA Today, People Inc, CNN, Fox News, The Daily Caller, Washington Examiner e Le Monde.

O objetivo é que os utilizadores do Facebook tenham acesso a notícias e atualizações em tempo real através do chatbot de inteligência artificial da rede social, automaticamente direcionados para artigos noticiosos.
PUB