O candidato europeísta Nicusor Dan venceu a segunda volta das eleições presidenciais da Roménia, com 53,62% dos votos, derrotando o nacionalista George Simion, que tinha vencido na primeira volta, segundo os resultados oficiais.
De acordo com os dados da Autoridade Eleitoral Permanente romena, quando estava escrutinada a totalidade dos votos na Roménia e no estrangeiro, Dan conquistou 6.166.788 votos.
Já o nacionalista George Simion, que há duas semanas venceu a primeira volta com quase 41% dos votos, recebeu agora 46,38%, o que equivale a 5.335.162 votos.
Simion venceu, no entanto, na diáspora: obteve 908.929 votos, contra 721.683 votos para Dan.
A participação nas eleições foi de 64,72%, equivalente a 11.641.866 votos, de um universo de quase 18 milhões de eleitores.
Perante milhares de apoiantes que saíram à rua em Bucareste, Nicusor Dan, presidente da câmara da capital, declarou que a Roménia entra agora "numa nova etapa" e apelou à união dos romenos, pedindo que "construam o país juntos, independentemente das opções políticas".
Numa mensagem divulgada nas redes sociais, George Simion reconheceu a derrota, excluindo manipulação dos votos, e disse esperar regressar "à democracia e ao bom senso".
A Roménia elegeu no domingo o Presidente da República num ambiente polarizado, escolhendo entre dois candidatos com propostas políticas opostas: o nacionalista George Simion, crítico da União Europeia e contra o apoio militar à Ucrânia, e Nicusor Dan, que prometeu manter a Roménia no caminho pró-Ocidente.
Na Roménia, o chefe de Estado tem a responsabilidade de conduzir a política externa e de Defesa e tem assento no Conselho Europeu.