Nigéria apreende navio proveniente do Brasil que levava 20kg de cocaína

Nigéria apreende navio proveniente do Brasil que levava 20kg de cocaína

As autoridades da Nigéria intercetaram um navio de carga proveniente do Brasil que transportava 20 quilos de cocaína e detiveram a tripulação composta por 20 filipinos, anunciou hoje a agência antidroga nigeriana.

Lusa /

"Agentes da Agência Nacional de Luta contra a Droga (NDLEA, na sigla em inglês) intercetaram um navio (...) que transportava pelo menos 20 quilos de cocaína", declarou a NDLEA, num comunicado divulgado hoje.

"O capitão do navio, Quino eugene Corpus, e outros 19 membros da tripulação, todos filipinos, estão detidos no âmbito da investigação", informou também a agência.

O navio partiu do porto de Santos, no Brasil, e tinha acabado de chegar ao porto de Apapa, na capital económica nigeriana de Lagos, onde a cocaína foi encontrada no domingo.

"As primeiras investigações mostram que esta era a primeira vez que o navio vinha à Nigéria e a África, e que habitualmente transportava carvão entre a Colômbia e o Brasil", detalhou a NDLEA.

Há 10 dias, as autoridades nigerianas tinham anunciado a apreensão recorde de uma tonelada de cocaína num contentor no porto de Tincan Island, também em Lagos.

A operação levou à abertura de uma investigação conjunta com os Estados Unidos da América e com o Reino Unido para identificar os responsáveis pelo tráfico.

A Nigéria é há muito considerada um ponto de passagem para o tráfico e a produção de droga na África Ocidental.

O tráfico de cocaína é, inclusive, o crime com mais prevalência na região ocidental do continente, de acordo com o `ENACT Africa Organised Crime Index 2025`, sobretudo em países como Guiné-Bissau, Serra Leoa, Gâmbia e Nigéria.

Tópicos
PUB