Ninguém sabe onde está o jornalista saudita Jamal Khashoggi

por RTP
Imagem Reuters

O consulado da Arábia Saudita em Istambul sustentou, esta quinta-feira, que o jornalista saudita Jamal Khashoggi foi visto a sair do edifício antes de ter desaparecido, contrariando a informação dos oficiais turcos que disseram acreditar que o jornalista ainda estaria dentro do consulado saudita.

O consulado da Arábia Saudita, em Istanbul, emitiu um comunicado onde “confirma que está a acompanhar as investigações e a cooperar com as autoridades locais turcas para desvendar as circunstâncias do desaparecimento de Hamal Khashoggi, depois de este ter saído do edifício”.

De acordo com a emissora britânica BBC, Khashoggi chegou ao consulado acompanhado da sua noiva, que não pôde entrar com ele. O jornalista foi também obrigado a deixar o seu telemóvel à entrada, um procedimento normal em algumas embaixadas e consulados, adianta a BBC.

Oficiais sauditas afirmaram que as notícias do desaparecimento eram falsas e que o jornalista tinha saído do consulado “pouco depois de ter entrado”. A sua noiva, que permaneceu fora do edifício à espera do jornalista, contrariou essa informação e fez questão de esclarecer que ninguém com quem falou o viu sair.

As sucessivas informações contraditórias das autoridades sauditas e turcas vêm adensar ainda mais o mistério sobre o paradeiro de Khashoggi, um crítico das políticas do príncipe Mohammed bin Salman, sucessor direto do rei da Arábia Saudita. O jornalista estava refugiado nos Estados Unidos e colaborava regularmente com o jornal americano, Washington Post.
pub