Nível da água do rio Limpopo próximo das históricas cheias de 2000 em Moçambique
Maputo, 24 jan (Lusa) - O nível da água do rio Limpopo, na zona da cidade de Chókwé, sul de Moçambique, está a dois centímetros das cheias de 2000, as piores registadas na história da região, informou hoje a Direcção Nacional de Águas.
As inundações provocadas pela subida do caudal do rio Limpopo já obrigaram à fuga de milhares de pessoas da cidade de Chókwe, que se encontra submersa.
Em comunicado divulgado hoje, a Direcção Nacional de Águas de Moçambique indica que o Limpopo atingiu na quarta-feira 9,8 metros, menos dois centímetros que o máximo histórico de 2000, que foi de 10 metros.
As cheias do rio Limpopo ameaçam inundar nas próximas horas a capital da província de Gaza, Xai-Xai, que se encontra na zona baixa do referido curso.
Apesar de ainda não ter atingido o nível de alerta, que é de cinco metros, o rio Limpopo na zona de Xai-Xai subiu de 1,89 metros para três metros, na quarta-feira, refere a Direcção Nacional de Águas.
As cheias que assolam Moçambique, principalmente a zona sul e centro, já provocaram a morte a mais de 40 pessoas e a fuga e retirada compulsiva de milhares das suas casas.