No Chile vulcão Lascar entra em erupção
O vulcão Lascar, situado a 1.600 quilómetros a norte de Santiago (Chile), perto da fronteira argentina, entrou terça-feira em erupção, projectando fumo, cinzas e gás a 3.000 metros acima da sua cratera, revelaram fontes oficiais.
Culminando a 5.552 metros de altitude, este vulcão da região de Antofagasta situa-se numa zona onde predominam ventos de sudoeste que empurram o fumo, as cinzas e os gases para o território argentino, indicou o gabinete regional de Emergência (Oremi).
As populações que vivem nas imediações do vulcão ainda não foram afectadas por esta erupção, que já ultrapassou o seu pico de actividade.
A erupção começou ao final da manhã (hora local) de terça- feira e a coluna de fumo foi observada a centenas de quilómetros em redor, segundo as rádios locais.
O Lascar é considerado um dos vulcões mais activos do Chile, segundo estudos que remontam a 1848.
Em 1993, durante uma erupção particularmente forte, o vulcão cuspiu densas colunas de fumo, contaminando as linhas de água. Estas emanações atravessaram o continente de oeste para leste e chegaram a ser detectadas na costa Atlântica.