No México exército apreende dez toneladas de cocaína após troca de tiros com traficantes
O Exército mexicano apreendeu sexta-feira 10 toneladas de cocaína no porto de Tampico (Nordeste), depois de uma troca de tiros com presumíveis traficantes, de que não resultaram vítimas, anunciou a Secretaria da Defesa Nacional (Sedena).
Em comunicado, a Sedena precisou que sete dos traficantes foram detidos e desmentiu informações da imprensa mexicana de que teriam sido mortas 12 pessoas, assegurando que do incidente não resultaram vítimas.
Os traficantes estavam a descarregar um contentor que estava num camião enquanto os cúmplices bloqueavam a rua quando surgiram os soldados.
Segundo a Sedena, os traficantes dispararam contra os soldados, que conseguiram dominá-los, prendendo sete deles e apreendendo a droga, .
Trata-se da maior apreensão de droga no México, país que é o principal centro de tráfico para os Estados Unidos.
Esta apreensão ocorreu numa altura em que o México está a negociar um plano de combate ao tráfico de droga com o governo norte-americano que poderá implicar uma ajuda de Washington no valor de mil milhõwes de dólares (707 milhões de euros) para um período de dois anos.
No poder há 10 meses, o presidente Felipe Calderón decidiu enfrentar o narcotráfico com forças conjuntas da polícia e do Exército, uma estratégia que foi criticada por defensores dos direitos humanos, mas que já deu resultados, como a apreensão de sexta-feira, segundo analistas mexicanos.