EM DIRETO
EUA atacam Venezuela e capturam Nicolás Maduro e a mulher. Acompanhe aqui em direto

Nobel da Medicina atribuído a três neurocientistas que descobiram "sistema de GPS" do cérebro

O'Keefe e o casal May-Britt e Edvard Moser são os vencedores do Prémio Nobel da Medicina de 2014, entregue esta segunda-feira pela Academia, em Estocolmo.

Andreia Martins, RTP /
Foto: Reuters

Casal de neurocientistas noruegueses e um investigador norte-americano venceram esta segunda-feira o prémio Nobel da Medicina de 2014.

A primeira componente deste sistema de posicionamente foi descoberta pelo britânico-americano John O'Keefe em 1971, quando o neurocientista localizou um novo tipo de célula nervosa, as "células de lugar" no cérebro humano que se ativava consoante o ambiente e que formava um mapa da localização.

Mais de trinta anos depois, em 2005, o casal norueguês May Britt Moser e Edvard Moser descobriu um componente essencial no sistema de posicionamento descodificado por O'Keefe. As "células em rede" constituiam um sistema de coordenadas, indício de um posicionamento mais preciso.



Em comunicado do Instituto Karolinska, na Suécia, é revelado que a distinção se deve às descobertas no sistema de posicionamento no cérebro, um avanço científico que "resolveu um problema que ocupou filósofos e cientistas durante séculos: a forma como o nosso cérebro cria um mapa do espaço que nos envolve e como nos é possível percorrer um caminho num ambiente complexo".

A Medicina é a primeira área a ser distinguida todos os anos pela Academia sueca, a que se seguem os prémios atribuídos pelas conquistas nos campos da Química, Física, Economia, Literatura e o aguardado Nobel da Paz. Os Prémios Nobel são atribuidos todos os anos desde 1901.
PUB