NORAD vai seguir voo do Pai Natal

por RTP
NORAD Tracks Santa® - DR

A NORAD (North American Aerospace Defense Command ), agência responsável pela defesa do espaço aéreo dos Estados Unidos e do Canadá, fez saber que este ano vai voltar a apontar os satélites para monitorizar a viagem do trenó mágico do Pai Natal. Uma brincadeira típica desta época do ano, claro está.

A agência diz que não se trata de nenhuma ameaça ao espaço aéreo territorial norte-americano e canadiano, mas sim dar a conhecer a todas as crianças, e não só, o trajeto do Pai Natal no dia 24 de Dezembro.O Programa da NORAD - Seguindo o Pai Natal- existe desde 1955 e começou com uma brincadeira de uma empresa que colocou um número falso que encaminhava as chamadas para o centro de defesa aérea norte americana.

Nesse sentido a NORAD já está a promover várias atividades na internet no site "Norad Tracks Santa".

Uma página eletrónica que, como o nome indica, além de monitorizar a viagem do “velhinho de barba branca, vestido de vermelho e suas renas”, disponibiliza também jogos, uma visita à aldeia do Pai Natal no Polo Norte, filmes e uma loja onde se pode comprar vários presentes alusivos ao tema.



 
A página eletrónica está disponível em várias línguas entre as quais a portuguesa.
De onde surgiu a ideia de seguir o Pai Natal
O Programa da NORAD, que segue Pai Natal, existe há muito tempo, para ser mais exato, desde 1955.

Essa tradição começou depois de a empresa Sears Roebuck & Co. de Colorado Springs ter colocado um anúncio para que as crianças telefonassem para o Pai Natal.

Neste anúncio surgia um número do telefone, falso, que encaminhava as crianças para a linha direta do Comandante Chefe de Operações do CONAD (US Continental Air Defense).

Naquela época o diretor de Operações, o Coronel Harry Shoup, após ter recebido imensos telefonemas, mandou a equipa militar verificar os radares para identificar qualquer movimento do Pai Natal, do Polo Norte na direção do sul.

Não se sabe ao certo se os radares encontraram ou não o Pai Natal, mas certo, certo é que todas as crianças que telefonaram receberam a localização do "velhinho de vermelho" no momento da ligação, e assim nasceu a tradição.

Em 1958, os governos do Canadá e dos Estados Unidos criaram o Comando Binacional de Defesa Aérea da América do Norte, conhecido como NORAD que, continuou com a tradição de seguir o Pai Natal.


O que é a NORAD
A NORAD é o centro de Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte. Uma operação militar administrada conjuntamente pelos Estados Unidos e pelo Canadá.

O quartel-general foi originalmente construído dentro de uma montanha perto de Colorado Springs.

O objetivo do NORAD é acompanhar todas as possíveis aproximações via ar e espaço e ataques potenciais aos Estados Unidos.

Criado no auge da Guerra Fria, o NORAD é uma maravilha tecnológica que foi forçada a se adaptar continuamente perante novas ameaças.
Tópicos
pub