Noruega apresenta queixa contra Apple,bloqueio de ficheiros é ilegal

A associação de defesa dos consumidores norueguesa apresentou uma queixa contra a Apple junto do organismo regulador do consumo por considerar ilegal o bloqueio da leitura dos ficheiros da loja iTunes a aparelhos da marca.

Agência LUSA /

A Noruega estabelece um prazo até Outubro para a Apple compatibilizar os ficheiros adquiridos na loja iTunes com todos os leitores multimédia ou avançará para uma acção legal para suspender o serviço iTunes no país.

A associação acredita que esta tecnologia é limitativa para os consumidores e que o seu propósito não é apenas o de impedir a cópia ilegal de ficheiros.

As músicas, filmes ou séries comprados e descarregados através da loja iTunes da Apple estão programados para apenas serem reproduzidas em leitores digitais da marca, os iPod.

O protesto contra a Apple juntou, em Junho de 2006, as associações de consumidores da Noruega, Dinamarca e Suécia, que defendem que a tecnologia viola os direitos dos consumidores.

A este protesto juntaram-se a Alemanha, Finlândia e França por acreditarem que os consumidores têm o direito de reproduzir o material adquirido on-line em qualquer aparelho portátil da sua escolha.

Um porta-voz da Apple garantiu que a empresa está consciente das preocupações das várias associações europeias e quer resolver a questão o mais depressa possível, mas sem adiantar as soluções.

PUB