Notre Dame. Fogo consome mais de 800 anos de História

| Mundo
Notre Dame. Fogo consome mais de 800 anos de História

A ver: Notre Dame. Fogo consome mais de 800 anos de História

Os primeiros vídeos mostravam já um incêndio de grandes proporções. Faltavam 10 minutos para as 7h da tarde em Paris quando foi dado o alerta. As chamas já tomavam a Catedral de Notre Dame.

O pináculo desabou pouco depois. O fogo começou no topo da catedral numa zona que estava a sofrer obras de restauro.

As autoridades não descartam a hipótese de as chamas terem começado por causa desses trabalhos, num dos andaimes.

A polícia de Paris evacuou toda a zona circundante.

O presidente francês Emmanuel Macron cancelou uma comunicação ao país que tinha agendada para as 8h da noite em França e já escreveu no twitter para lamentar o que diz ser uma emoção negativa para a nação inteira.

Sublinha que está a pensar em todos os católicos e compatriotas e que está triste por ver parte de França a arder.

Donald Trump também já reagiu e através do twitter pediu ação rápida aos bombeiros e sugeriu que o combate fosse feito também através de meios aéreos.

A Catedral de Notre-Dame foi construída no século XII. É atualmente o monumento mais visitado da Europa. Nas primeiras horas de incêndio já terão sido consumidas obras com mais de 800 anos.

A informação mais vista

+ Em Foco

Gravações da PIDE mostram como a polícia política vigiava os opositores do Estado Novo. A RTP teve acesso a essas gravações e divulga-as pela primeira vez.

Nos 45 anos do 25 de Abril, a RTP mostra-lhe em exclusivo um documento inédito sobre o período do PREC - um documentário de Jacinto Godinho.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.