Nova divisão administrativa de Luanda é hoje definida
A divisão administrativa do novo município de Belas, que abrange a zona sudoeste da província de Luanda, vai ser hoje analisada numa reunião entre o Governo provincial de Luanda e o Ministério da Administração do Território.
A criação do município de Belas, decidida pelo governo angolano em finais de Janeiro de 2004, eleva para dez o número de municípios da província de Luanda, mas obriga a alterações nas configurações de algumas das actuais divisões administrativas.
O novo município, com uma área aproximada de mil quilómetros quadrados, tem como sede a comuna do Estoril, onde já foi adaptada uma residência para a instalação da administração municipal.
O município de Belas vai abranger as comunas do Estoril e da Camama, que integram actualmente o município do Kilamba Kiaxi, e as comunas do Benfica, Futungo, Mussulo e Ramiros, actualmente no município da Samba.
O novo município vai ainda incluir a comuna da Barra do Cuanza e parte do Bairro da Sapú, actualmente no município de Viana.
Na reunião de hoje, além da divisão administrativa, deverá ser também aprovado o programa de investimentos públicos para o biénio 2006/07 e analisada a situação do abastecimento de água e de energia eléctrica.
O governo angolano aprovou a criação do município de Belas a 30 de Janeiro de 2004, na sequência de uma proposta de divisão político-administrativa de Luanda apresentada pela Comissão de Gestão da província, na altura liderada por Higino Carneiro.
A criação do município de Belas foi justificada pelo governo pelo facto da zona sudoeste da província ser "uma área com potencial de crescimento urbano, dotada de redes técnicas independentes, passível de ser objecto de uma gestão própria".
Os restantes nove municípios da província de Luanda são o Kilamba Kiaxi, Ingombotas, Sambizanga, Cazenga, Maianga, Viana, Samba, Cacuaco e Rangel.