Nova hospitalização de Pinochet para exames de rotina

O ex-ditador chileno Augusto Pinochet, de 89 anos, deu entrada segunda-feira no Hospital Militar de Santiago para fazer exames de rotina, informou o seu porta- voz.

Agência LUSA /

A nova hospitalização de Pinochet ocorreu na véspera de o Tribunal de Recurso de Santiago examinar um pedido de levantamento da imunidade do ex-ditador chileno num dossier de violação dos direitos humanos.

"Ele está no Hospital Militar, aparentemente trata-se de um controlo de rotina", declarou o porta-voz do antigo homem forte do Chile (1973-1990), o general na reserva Guillermo Marin.

Trata-se da terceira hospitalização de Pinochet desde 19 de Maio passado.

Hoje, o Tribunal de Recurso de Santiago vai começar a examinar o pedido de levantamento da imunidade do antigo ditador formulado pelo juiz Juan Guzman Tapia, no caso relacionado com a Operação Colombo Em Julho de 1975, a ditadura chilena anunciava a descoberta na Argentina e no Brasil dos corpos de 119 membros do Movimento da Esquerda revolucionária (MIR) chileno, apresentados como vítimas de um ajuste de contas entre movimentos da guerrilha.

O juiz Guzman Tapia, que investiga a responsabilidade dos militares neste dossier, inculpou em Setembro passado o fundador da polícia secreta (Dina) de Pinochet, Manuel Contreras, e 15 agentes.

Privado da sua imunidade e inculpado em Dezembro passado no dossier da operação Condor, um plano concertado das ditaduras sul- americanas que tinha em vista eliminar fisicamente os seus opositores, o general Pinochet beneficiou a 07 de Junho de um despacho de não- pronuncia (não acusação) pelo Tribunal de Recurso de Santiago, que retomou os argumentos avançados em 2002 pelo Supremo sobre a sua "demência moderada" para não o levar perante a Justiça.

Todavia, continua a ser processado por fraude fiscal.

A imunidade do ex-ditador chileno foi levantada a 07 de Junho em relação a este dossier, que começou com a revelação em Julho de 2004, por uma comissão do Senado norte-americano, da existência de contas bancárias secretas de Augusto Pinochet e da sua família nos Estados Unidos.

PUB