Nova Iorque avança com investigação criminal às empresas Trump

por Alexandre Brito - RTP
Donald Trump alega que as investigações em curso têm motivações políticas Reuters

O procurador-geral de Nova Iorque confirmou a abertura de uma investigação criminal às empresas de Donald Trump, o que, de certa forma, aumenta o risco legal para o próprio e para a família. Em causa estão declarações falsas sobre valores de propriedades para obtenção de benefícios económicos e fiscais. Desde que saiu da Casa Branca Trump já foi confrontado com pelo menos três investigações criminais.

Em comunicado, o escritório do procurador-geral de Nova Iorque informou que a investigação que estava em curso deixou de ser apenas de natureza civil e passou a ser criminal. "Estamos agora a investigar ativamente a Organização Trump".

Donald Trump já tinha afirmado anteriormente que esta investigação estava a ser liderada por um Democrata e que tinha motivos políticos.

O gabinete do procurador não indicou, no entanto, se o próprio Donald Trump pode ser pessoalmente implicado nestas novas alegações.

Os advogados da Organização Trump recusaram qualquer comentário até ao momento.

Num outro processo, o procurador do distrito de Manhattan, Cyrus Vance, está a investigar os negócios de Trump antes de ter assumido a presidência, incluindo alegadas fraudes fiscais e falsificação de documentos.

Tópicos
pub