Nova Iorque prepara-se para a chegada do furacão Sandy

Nova Iorque prepara-se para o pior, antecipando a chegada do furacão Sandy. As autoridades tomaram já várias medidas para tentar minimizar os efeitos do impacto dos ventos fortes e da chuva intensa esperada para as próxima horas.

Márcia Rodrigues, Nova Iorque /
No total, serão oito os estados afetados pelo furacão Sandy, que deverá alcançar a costa leste dos Estados Unidos nos próximos dias, atingindo a zona de Nova Jersey na noite de segunda ou madrugada de terça-feira.

As autoridades calculam que cerca de 60 milhões de pessoas sejam afetadas pelo furacão, que deverá perder alguma força e passar a tempestade tropical assim que alcançar a costa. No entanto, deverá unir-se a uma frente fria que se desloca do Ártico e a uma tempestade de neve de oeste.

Dezenas de milhares de pessoas foram aconselhadas a abandonar as suas casas junto à costa e deslocarem-se para locais mais seguros.

O presidente da câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, alertou para o perigo de a população não tomar as devidas precauções, já que "quem não o fizer estará a colocar a sua vida em perigo, assim como as vidas daqueles que efetuarão as operações de salvamento".

Os transportes públicos de Nova Iorque (metropolitano, autocarros e comboios) irão suspender os seus serviços a partir da noite de domingo por causa da possibilidade de inundações.

O furacão Sandy está a deslocar-se para norte vindo da zona das Caraíbas, onde causou já pelo menos 65 mortos, a maioria no Haiti, e calcula-se que desvie para oeste nas próximas horas.
PUB