Novo ataque russo. Mais de 30 mísseis e drones abatem-se sobre Kiev

por Cristina Sambado - RTP
Valentyn Ogirenko - Reuters

A Rússia voltou esta sexta-feira a atacar, pelo sexto dia consecutivo, a capital ucraniana, utilizando "mais de 30" mísseis e drones. Armamento que terá sido abatido, na totalidade, pelas defesas aéreas ucranianas, segundo a administração militar de Kiev.

"O terror continua em Kiev com ataques aéreos. Os terroristas estão desesperados e atacam a capital quase sem parar", adiantou a administração militar, sublinhando que este é o sexto ataque aéreo contra a capital ucraniana em seis dias.

De acordo com os responsáveis, as forças russas usaram uma combinação de drones (veículos aéreos não tripulados) Shahed, de produção iraniana, lançados de "diferentes direções", e mísseis de cruzeiro disparados por aviões, a partir do Mar Cáspio.

Ainda segundo as autoridades da capital, duas pessoas ficaram feridas pela queda de escombros, incluindo uma criança. “Além disso a queda de escombros danificou cinco casas particulares".O presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, indicou não terem sido realizadas chamadas para os serviços médicos durante ou após o ataque durante a madrugada.

O relatório diário do Estado-Maior ucraniano referiu que as defesas aéreas ucranianas abateram 15 mísseis de cruzeiro e 18 drones Shahed.

Desde finais de abril, a Rússia tem aumentado a intensidade e a frequência dos ataques com drones e mísseis à capital ucraniana.

Embora os sistemas de defesa ocidentais que a Ucrânia tem instalados em Kiev derrubem quase a totalidade dos projéteis, várias pessoas morreram nos últimos dias devido à queda de destroços na sequência das interceções.

As forças ucranianas disseram acreditar que, com estes ataques, Moscovo quer desmoralizar a população e esgotar as munições dos sistemas antiaéreos ucranianos.

Kiev tenta convencer os aliados a enviar mais sistemas de mísseis Patriot para defender melhor o território dos ataques aéreos.

c/ agências

Tópicos
pub