Novo confronto nas fronteiras aumenta tensão entre China e Índia

por RTP
Mukesh Gupta - Reuters

A longa disputa entre as duas potências asiáticas pela fronteira na zona dos Himalais está cada vez mais tensa. Num novo confronto, após uma tentativa chinesa de entrar em território teoricamente indiano, próximo ao lago Pangong, tropas de ambas as nacionalidades atiraram pedras uma contra a outra.

A tensão entre China e Índia começou a aumentar em junho deste ano, quando a Ìndia se opôs à tentativa chinesa de construir uma estrada pela região conhecida como Doklan - para os indianos, e Donglang - para os chineses. A região, que a China diz ser sua, localiza-se numa interseção com o Butão, e é disputada pelos dois países. O Butão conta com o apoio da Índia na disputa.

Pequim acredita que caso a estrada seja concluída, a China terá acesso a uma área "estrategicamente vulnerável" conhecida como "Pescoço de Frango", um corredor que liga os estados do nordeste até à região central indiana.

A Índia tentou parar a construção da estrada, e em resposta a China levou suas tropas a atacarem dois bunkers no posto militar próximo de Lalten.

Oficiais indianos disseram que os seus soldados não abriram fogo contra as tropas chinesas, mas conseguiram impedir o seu avanço através de uma torre humana. Pequim afirmou que, ao se opôr à construção da estrada, os indianos estão a interrpomper as "atividades normais" da China, e que suas tropas devem ser retiradas do território chinês imediatamente.
Reforço de tropas
Nova Deli aumentou a presença militar e o alerta para os soldados na sua fronteira com a China depois do ocorrido. A China também anunciou o reforço nas áreas que considera serem do seu domínio. Até ao momento, 350 militares indianos e soldados chineses permanecem próximos em um ambiente tenso.

O Ministro chinês do Exterior emitiu um comunicado oficial em que afirma que a Índia deve "retirar imediatamente todos os militares e equipamentos de seu território" . Pequim afirma que a Índia estava dentro da China quando o conflito aconteceu.

O governo indiano afirma que não há consenso no âmbito das linhas de controle nas fronteiras entre India e China, e diz que se houvesse um acordo sobre os limites conflitos na fronteira poderiam ser evitados.
Conflito antigo
As relações sino-indianas andam estremecidas desde a guerra de 1962. China e Índia lutam pelas suas fronteiras, e ainda hoje resquícios mal resolvidos do conflito entre os dois gigantes criam tensões de tempos a tempos.

O ministro indiano da Defesa e Finanças, Arun Jaitley, afirmou que a Índia de 2017 não é a Índia de 1962, e que o país irá defender a integridade do seu território.

pub