Novo governo da Nova Zelândia toma posse para mandato de três anos

O governo da Nova Zelândia liderado pelo Partido Nacional, conservador, do primeiro-ministro, John Key, iniciou hoje o segundo mandato de três anos, depois de ter garantido a vitória nas legislativas de 26 de novembro.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Os membros do Executivo neozelandês tomaram posse numa cerimónia em Wellington, em que o governador-geral, Jerry Mateparae, restituiu John Key no cargo de primeiro-ministro, que ocupa desde 2008, de acordo com a Rádio New Zealand.

Na sua primeira reunião, o Executivo de Key deverá discutir a venda parcial das empresas do Estado, um dos pilares da campanha eleitoral do Partido Nacional.

O novo governo estabeleceu como prioridade a recuperação da economia neozelandesa, que começava a dar sinais de recuperação depois da crise financeira de 2008 quando foi atingida pelos fortes sismos de 2010 e deste ano, que causaram 181 mortos e danos milionários.

A Nova Zelândia também deverá fazer frente a um forte défice e uma dívida que representa 126,8 por cento do Produto Interno Bruto.

O Parlamento local iniciará a sua atividade a 22 de dezembro.

O Partido Nacional tem 59 dos 121 assentos no Parlamento e contará com o apoio, através de alianças de coligação, de três deputados da minoria maori e de dois de formações políticas minoritárias.

PUB