Em direto
Os danos e a evolução do estado do tempo

Novo MNE diz que Cabo Verde vai avaliar efeitos da nova lei de Estrangeiros

Novo MNE diz que Cabo Verde vai avaliar efeitos da nova lei de Estrangeiros

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde disse hoje que o país vai avaliar os efeitos que a nova lei de Estrangeiros poderá causar no arquipélago, onde há uma forte emigração para Portugal.

Lusa /

"Nós avaliamos sempre os impactos. São decisões soberanas de um outro país, avaliamos os impactos e tentamos trazer para nós as melhores soluções, tendo em atenção os nossos interesses, nomeadamente das nossas comunidades", referiu José Luís Livramento, à margem da cerimónia de posse como membro do Governo, na Presidência da República cabo-verdiana.

"Nós iremos gerir de acordo com os impactos", acrescentou.

Todos os agendamentos para pedidos de visto para procura de trabalho em Portugal foram cancelados, há uma semana, anunciou o Governo.

"Em lugar do visto para procura de trabalho, passará a existir o visto para procura de trabalho qualificado", mas os pedidos apenas poderão ser apresentados quando "a nova tipologia for objeto da necessária regulamentação, em linha com o disposto na nova Lei de Estrangeiros".

A Lei n.º 61/2025, que aprovou a Lei de Estrangeiros e inclui estas alterações, foi publicada a 22 de outubro, em Diário da República.

O novo regime limita os vistos para procura de trabalho ao "trabalho qualificado", restringe a possibilidade de reagrupamento familiar de imigrantes dos estrangeiros com autorização de residência em Portugal - não abrangendo os refugiados - e altera as condições para concessão de autorização de residência a cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Em relação aos vistos para procura de "trabalho qualificado" em Portugal, estes destinam-se a pessoas com "competências técnicas especializadas", que serão definidas posteriormente por portaria.

 

PUB