Novo Presidente da Gâmbia aterra em Banjul vindo do Senegal

Uma semana após tomar posse na embaixada do seu país em Dakar, o novo presidente da Gâmbia, Adama Barrow, aterrou na capital Banjul vindo do Senegal e cinco dias depois após o seu predecessor, Yahya Jammeh, se ter exilado.

Graça Andrade Ramos - RTP /
Adama Barrow prestou juramento dia 19 de dezembro na embaixada da Gâmbia em Dakar Afolabi Sotunde - Reuters

O enviado especial da ONU para a Africa ocidental, Mohamed Ibn Chambas, apelou "a comunidade internacional a continuar a apoiar o novo regime gambiano".

"A reconciliação nacional deve ser uma prioridade", afirmou Chambas numa conferência de imprensa ao lado do novo Presidente, antes de abandonarem o Senegal rumo à Gâmbia e desejando-lhe "uma transição pacífica, sem segurança e boa ordem".

Adama Barrow venceu as eleições presidenciais na Gâmbia dia 1 de dezembro de 2016, vencendo Jammeh, no poder há vinte anos. O Presidente cessante recusou contudo abandonar o poder e procurou por todos os meios garantir a sua continuidade.

Temendo pela sua vida, Barrow fugiu para o Senegal, único país com que a Gâmbia faz fronteira e que apoiou a transição de poder. Prestou juramento dia 19 de dezembro na embaixada da Gâmbia em Dakar.
Tópicos
PUB