Novo protesto "Sem Reis" promete mobilizar milhões de pessoas contra Donald Trump

Novo protesto "Sem Reis" promete mobilizar milhões de pessoas contra Donald Trump

Os organizadores do dia "Sem Reis", que a 14 de junho promoveram um dos maiores protestos da história dos Estados Unidos, vão voltar às ruas a 18 de outubro com a promessa de mobilizarem "milhões" contra o presidente Donald Trump. 

Lusa /
Jeenah Moon - Reuters

"A 18 de outubro, milhões de nós vão levantar-se outra vez para mostrar ao mundo: a América não tem reis e o poder pertence ao povo", declarou a organização ativista Indivisible, uma das principais organizadoras do protesto juntamente com o movimento 50501.

As manifestações vão acontecer por todo o país, distribuídas por vários eventos ao nível local. Só em Los Angeles haverá mais de uma dezena, à semelhança do que aconteceu nos últimos meses, em que os cidadãos têm sido chamados a protestar contra as políticas da administração Trump. 

Agora, além das rusgas de imigração conduzidas pela agência ICE e os efeitos negativos das tarifas, os ativistas protestam contra a paralisação do governo federal (`shutdown`, na designação em inglês), que obriga à suspensão de serviços e significa que 1,4 milhoes funcionários públicos não serão pagos. 

"Sem Reis é mais que um slogan, é a fundação sobre a qual a nossa nação foi construída", indicam os organizadores do protesto em Sherman Oaks, a norte de Hollywood. 

"O presidente pensa que a sua autoridade é absoluta. Mas na América não temos reis e não vamos recuar perante o caos, a corrupção e a crueldade", prometeram os ativistas. 

 A organização apela a que os protestos sejam pacíficos e está a fazer formações em técnicas para acalmar possíveis desacatos, depois de um verão em que militares da Guarda Nacional foram enviados para patrulhar as ruas de Los Angeles, contra a vontade da `mayor` Karen Bass e do governador Gavin Newsom. 

O primeiro protesto "No Kings", a 14 de junho, levou às ruas cerca de cinco milhões de manifestantes, com eventos organizados em 2.100 cidades dos Estados Unidos 

Tópicos
PUB