Novo representante da ONU visita Bissau

O novo representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, o moçambicano João Bernardo Honwana, chega à Bissau sexta-feira próxima, informou o gabinete da ONU.

Agência LUSA /

De acordo com o comunicado hoje divulgado pelo gabinete das Nações Unidas para a consolidação da paz na Guiné-Bissau (UNOGBIS), João Bernardo Honwana chega a Bissau no voo semanal da companhia aérea portuguesa TAP - Air Portugal.

O nome de Bernardo Honwana foi proposto ao conselho de segurança da ONU pelo secretário-geral da organização no princípio deste mês e foi recentemente aceite.

No comunicado que dá conta da sua chegada à Bissau, João Bernardo Honwana é referenciado como "especialista em questões de Defesa e Segurança" tanto em Moçambique e em serviços das Nações Unidas.

Coronel na reserva da Força Aérea moçambicana, o novo representante de Kofi Annan na Guiné-Bissau, assumiu até a sua nomeação para Bissau, o cargo de chefe da unidade das Armas Convencionais no departamento das questões do Desarmamento da ONU, em Nova Iorque.

Ainda segundo o comunicado distribuído à imprensa pela UNOGBIS em Bissau, João Bernardo Honwana publicou, nos últimos dez anos, diversos artigos relacionados com a questão da paz em Moçambique e na Africa Austral.

Bernardo Honwana vem substituir no cargo o inglês David Stephen que deixou Bissau em Abril passado, após dois anos como representante de Kofi Annan na capital guineense.

Com o fim do conflito político-militar na Guiné- Bissau entre Junho de 1998 a Maio de 1999 e, a pedido do governo guineense, o secretário-geral da ONU decidiu estabelecer um gabinete permanente de acompanhamento das iniciativas que visem a consolidação da paz no país.

O camaronês Samuel Nana Sinkan foi a primeira pessoa a ocupar o cargo de chefe da ONUGBIS, tendo sido substituído pelo inglês David Stephen em 2002.

MB Lusa/Fim


PUB