Novo satélite meteorológico europeu lançado a 7 de Outubro

O primeiro de uma nova série de satélites meteorológicos e climatológicos europeus de órbita polar, o MetOp-A, deverá ser lançado a 07 de Outubro, a partir da base russa de Baikonur (Cazaquistão), anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA).

Agência LUSA /

O MetOp-A vai complementar os satélites europeus Meteosat, posicionados em órbitas geostacionárias, e vai constituir a parte europeia de um sistema integrado a ser desenvolvido juntamente com os Estados Unidos da América (EUA) para fornecer melhor informação sobre o tempo e o clima.

Os três satélites resultam de um programa conjunto da Organização Europeia de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT) e da ESA, e têm como objectivo examinar com alta precisão a atmosfera.

Os satélites vão circular em torno do globo, de pólo a pólo, a uma altitude de 817 quilómetros, recolhendo dados de alta resolução para complementar a vigilância da atmosfera conduzida pelo sistema Meteosat a partir da órbita geostacionária.

Estes novos satélites europeus vão ser operados em parceria com o sistema de satélite da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) e serão lançados sequencialmente de forma a assegurar o envio de dados continuamente até 2020.

Com seis metros de altura e 4.085 toneladas de peso, o satélite levará a bordo onze instrumentos de ponta.

O primeiro satélite MetOp encontra-se actualmente no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, nas preparações finais para ser lançado a 07 de Outubro a bordo do foguetão russo Soyuz, estando a descolagem prevista para as 17:28 de Lisboa (16:28 TMG).

A ESA vai transmitir em directo o lançamento a partir da sala de controlo da missão, no centro de operações espaciais da ESA, situada em Darmstadt, Alemanha.

O lançamento esteve inicialmente previsto para 17 de Julho, na base russa de Baikonur (Cazaquistão), mas foi depois adiado três vezes devido a problemas relacionados com o sistema de controlo terrestre do foguetão Soyuz que o lançará para o espaço.


PUB