Novo satélite meteorológico europeu lançado em Outubro
O primeiro de uma nova série de satélites meteor ológicos e climatológicos europeus de órbita polar, o MetOp, será lançado a 07 d e Outubro, depois de sucessivos adiamentos atribuídos a questões técnicas, anunc iou hoje a Agência espacial Europeia (ESA).
O lançamento esteve inicialmente previsto para 17 de Julho, na base rus sa de Baikonur (Cazaquistão), mas foi depois adiado três vezes devido a problema s relacionados com o sistema de controlo terrestre do foguetão Soyuz que o lança rá para o espaço.
Com seis metros de altura e 4.085 toneladas de peso, o satélite levará a bordo onze instrumentos de ponta, cinco dos quais europeus, capazes de fornece r informações de alta precisão sobre a humidade, a temperatura do ar, a fusão do s gelos e os gases com efeito de estufa.
Os dados a fornecer por esta série de satélites, num total de três até 2020, "irão revolucionar o modo como são observados o tempo, o clima e o ambient e terrestres", segundo um comunicado da Agência Espacial Europeia (ESA).
Prevê-se, em particular, que melhorem significativamente a meteorologia operacional através do fornecimento de dados adicionais para Modelos Digitais d e Previsão Meteorológica, melhorando em especial as previsões de mau tempo e con tribuindo para a mitigação de desastres, precisa a ESA.
Os três satélites resultam de um programa conjunto da Organização Europ eia de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT) e da ESA, sendo a EADS Astrium o prin cipal adjudicatário. Quanto aos instrumentos a bordo, são fornecidos pela EUMETS AT, a ESA, a Agência Espacial Francesa (CNES) e a NOAA (Administração Nacional O ceânica e Atmosférica dos EUA).
O programa MetOp representa um investimento total de 2,4 mil milhões de euros, dos quais 1,8 mil milhões por parte da EUMETSAT, que operará os satélite s em parceria com a NOAA, e cabendo o restante à ESA.