Nuclear. Estados Unidos acusam Rússia de não respeitar tratado entre ambos

por RTP
Antony Blinken deu explicações à Câmara dos Representantes David Dee Delgado - Reuters

Os Estados acusaram esta terça-feira a Rússia de não respeitar o acordo nuclear New START, tratado que ligava os dois países. Washington criticou a posição de Moscovo ao anunciar que suspendeu as inspeções a infraestruturas nucleares e as negociações previstas no acordo. Apesar disso, os Estados Unidos não disseram se os russos produziram arsenal nuclear além dos limites.

O Partido Republicano, agora com a maioria na Câmara dos Representantes, pediu a Antony Blinken, secretário de Estado, que informasse a Câmara caso a Rússia tenha violado os trâmites do acordo entre os dois países.

“A Rússia não está a respeitar a obrigação que tem para com o tratado New START e não está a facilitar as inspeções no seu território”, disse um porta-voz do Departamento de Estado. As relações entre os dois países, ambos potências nucleares, estão no nível mais baixo, especialmente após o início da guerra na Ucrânia.

Desde novembro de 2022 que a Rússia tem andado a adiar uma reunião com os Estados Unidos relacionada com as inspeções em território russo, com o Kremlin a acusar Washington de “hostilidade” e “toxicidade” para com a Rússia. Assim, a última reunião aconteceu em outubro de 2021.

Esta terça-feira, Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, disse que será muito difícil à Rússia alargar o prazo do tratado que terminará em 2026.

Muitas figuras do Congresso norte-americano têm mostrado preocupação com as ações da Rússia em relação ao New START. Este é o último tratado bilateral assinado entre Rússia e Estados Unidos no que ao nuclear diz respeito.

O acordo foi assinado em 2010 e limita o arsenal nuclear dos dois países a um máximo de 1.550 ogivas nucleares, uma redução de 30 por cento em relação ao que tinha sido estipulado em 2002.
Tópicos
pub