Número de brasileiros ilegais detidos nos EUA aumentou 1.665 % em 5 anos

O número de imigrantes brasileiros detidos ao tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos aumentou 1.665 por cento nos últimos cinco anos, escreve hoje o jornal Folha de São Paulo.

Agência LUSA /

O número de brasileiros ilegais detidos passou de 488, em 1999, para 8.616, no ano passado, nomeadamente na fronteira dos Estados Unidos com o México, segundo dados do Governo norte- americano.

O aumento do número de detenções de brasileiros, que buscam melhores salários e condições de vida nos EUA, já é superior ao de todos os outros países latino-americanos, salienta a reportagem.

A projecção das autoridades norte-americanas, mantida a actual tendência, é de que o número de detenções deverá mais do que duplicar, ascendendo a um total de 18.000 brasileiros em 2005.

A projecção é baseada na média de 51 detenções diárias registadas entre os meses de Setembro e Dezembro do ano passado, época em que tradicionalmente o número é menor por causa do inverno no Hemisfério Norte.

Especialistas afirmam que, para cada imigrante ilegal detido, três conseguem atravessar a fronteira, salienta a reportagem da Folha de São Paulo.

A projecção de investigadores norte-americanos é que entre 600 mil e um milhão de brasileiros vivem actualmente nos Estados Unidos.

O imigrante brasileiro detido pelas autoridades norte- americanas é em geral do sexo masculino, com idade entre 20 e 30 anos e nascido no Estado de Minas Gerais, na região Sudeste do Brasil.

Especialistas ouvidos pelo jornal afirmam que o aumento do número de detenções é resultado da maior dificuldade de obtenção do visto norte-americano depois dos atentados terroristas de 11 de Setembro.

Por outro lado, o fim da obrigatoriedade do visto por parte do Governo mexicano, em Agosto de 2000, após um acordo com o Brasil, facilitou a entrada de brasileiros naquele país.

O Governo mexicano está a tomar providências para conter os imigrantes brasileiros que, como não precisam de visto para entrar no México, usam o país como escala para chegar aos Estados Unidos.

O México, pressionado pelos Estados Unidos, tem aumentado o número de detenções de imigrantes ilegais de diversos países que são imediatamente deportados, refere a reportagem.

O número de brasileiros deportados pelo México aumentou 59 por cento em 2004 para 5.084 brasileiros, em relação a 2003, informou o chefe do sector consular da Embaixada do Brasil no México, Gustavo Guimarães.


PUB