Número de migrantes a atravessar Canal da Mancha triplicou este ano

por Lusa

O número de migrantes que atravessaram o Canal da Mancha para entrarem, ilegalmente, no Reino Unido ao longo deste ano é três vezes superior ao registado em 2020, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério do Interior britânico.

Os dados do ministério referem que 886 pessoas chegaram ao Reino Unido só no passado sábado, elevando o total desde o início deste ano a mais de 25.700, um número superior ao registado em todo o ano passado, quando foram identificados 8.469 migrantes.

No início deste mês registou-se um recorde de chegadas num só dia, com 1.185 migrantes.

Numa intervenção na Câmara dos Comuns, a ministra dos Assuntos Internos do Reino Unido, Priti Patel, referiu-se a uma "crise migratória global" e considerou "inaceitável" o número de migrantes que saem de França procurando chegar às costas britânicas.

Patel argumentou que o projeto de lei da nacionalidade e fronteiras -- que, se for aprovado, implicaria pena de prisão para quem facilita estas viagens ilegais -- é a "solução a longo prazo" para este problema.

Além disso, se a lei for aprovada, os pedidos de asilo serão avaliados tendo em conta a forma como o requerente chegou ao país e, consequentemente, penalizará quem chegar ao Reino Unido de forma irregular, de acordo com o plano do Governo.

"Os cidadãos britânicos já tiveram o suficiente de ver pessoas morrerem no Canal da Mancha enquanto grupos criminosos sem escrúpulos lucram com a sua miséria", disse a ministra.

No passado sábado, as autoridades britânicas registaram 28 tentativas de travessia do canal e cerca de 886 pessoas tiveram de ser resgatadas ou intercetadas.

No mesmo dia, as autoridades francesas tiveram de intervir em 14 ocasiões, o que impediu que outras 466 pessoas chegassem ao Reino Unido.

Tópicos
pub