O botão azul

Mais de 970 mil internautas carregaram num botão virtual azul, associado a uma contagem regressiva de 60 segundos, que aparentemente não serve para nada. Ou será que algo acontece se o tempo acabar?

Nuno Patrício - RTP /
Kacper Pempel, Reuters

Uma pergunta que até hoje não obteve resposta, porque ainda ninguém teve coragem para deixar o relógio reversivo chegar ao “zero”.

Mas afinal como surgiu este botão? Para “comemorar ” o 1 de abril, dia das mentiras em Portugal e nos países anglo-saxónicos, a comunidade online Reddit decidiu festejá-lo colocando na Internet um botão azul associado a uma contagem regressiva de 60 segundos.



A dinâmica desta aplicação é simples. Cada vez que um utilizador carrega neste botão, o contador recomeça.

Mais de mês e meio depois, o “estranho” botão está prestes a bater um recorde - quase um milhão de pessoas a ter carregado. E nunca chegou ao zero.


O Reddit é um site de publicações sociais no qual os utilizadores podem divulgar e votar em links na Web.


Embora este popular fenómeno esteja ainda ativo, nem todos os internautas podem participar neste “jogo”, pois apenas estão habilitados a carregar no botão azul os utilizadores que estejam registados no Reddit antes do dia 1 de abril e cada utilizador só pode apertar o botão uma vez.

Trata-se, portanto, uma experiência finita.
Efeito Lost
Quem não se lembra da série televisiva norte-americana Lost e do famoso contador que existia dentro da central DHARMA - Cisne (The Swan) e exibia uma contagem regressiva.

Com o mesmo princípio, foi feito um pacto tácito entre os membros dessa comunidade para que ninguém permitisse que o contador chegasse ao zero.

E o que acontecerá se for esse o caso? Uma pergunta para a qual só os responsáveis do site Reddit têm resposta, mas que, ainda assim, ninguém está disposto a comprovar, visto que a comunidade online não abdica de continuar a carregar neste botão azul.

Uma atitude não tão corajosa como a dos sobreviventes do voo Oceanic 815 da série Lost, que deixaram de colocar os números na estação Cisne e libertaram energia electromagnética na ilha.


Foto: abc.com
Um botão, um jogo e uma finalidade?
Muito embora a ideia principal seja não deixar que o contador chegue ao seu término, este “jogo” simples também tem uma outra funcionalidade. Quando um redditor (nome dos utilizadores) carrega no botão, o seu perfil fica marcado com uma cor, dependendo sempre do segundo apresentado no contador.

Os mais rápidos recebem a cor roxa, mas se for pressionado a partir dos restantes 45 segundos a cor muda para azul. Até aos 32 surge o verde, amarelo aos 22 e, se aguentarem até ao segundo 12, laranja.

Os mais valentes e com gosto pelo risco conseguem uma marca vermelha e os que simplesmente não têm interesse pelo jogo e não carregam no botão ficam com a cor cinzenta.

Mas existe sempre alguém que não arrisca. E lá vai mais um clique.

        

O jogo ativo há 55 dias (25 maio) já permitiu criar uma estatística e um mapa por cores, que demonstra como e quando os usuários do Reddit interagem com este botão azul.

Uma grande maioria da comunidade ainda não teve a curiosidade de carregar no dito botão (área cinzenta), mas a maior parte aposta em carregar durante os primeiros 30 segundos.

Por enquanto, apenas uma pessoa teve paciência (e sorte) suficiente para aguentar até o último segundo.
Tribos e comunidades
Com esta aplicação pode estudar-se as interligações e os estados de espírito no comportamento humano perante um estado psicológico de dúvida, em que o fator risco/ surpresa/ incerteza está associado, mas que, por outro lado, faz transparecer uma necessidade de grupo, união e hierarquia.

É precisamente neste ponto que a comunidade internauta gerou pequenos grupos, por cores, com conversas e nomes oriundos dos reinos de Game of Thrones: “O Conclave Roxo”, ”O Conselho Esmeralda”, “Os Cavaleiros do Botão” (a cor não importa, somente manter o contador em funcionamento) ou “Os Seguidores da Sombras” (compostos pelos insubmissos).



Todos aparecem no mapa “A Terra do Botão”, criado por outro redditor, no qual é possível comprovar como se comportam os habitantes desse novo mundo virtual.

Existem outras teorias que resvalam para o medo da morte, como explica Tom Pyszcynski, um antigo estudante de psicologia social da universidade do Colorado. Tom formulou a ideia de que as pessoas criam e participam nestas experiências com um determinado significado, no sentido de afastar o medo existencial de morrer, como foi expresso num artigo do jornal The Washington Post sobre este fenómeno, no qual expôs que “o botão vicia porque é uma interpretação de nosso próprio final”.

Durante a composição deste artigo, mais de 300 internautas carregaram no botão azul.
Tópicos
PUB