O corpo de João Paulo II entrou pela última vez na Praça de São Pedro

Ao som de um coro, essencialmente de vozes femininas, e um aplauso quase interminável, o corpo de João Paulo II entrou pela ultima vez na Praça de São Pedro, onde uma multidão emocionada se despede do último Papa do século XX.

Agência LUSA /
EPA

Num momento histórico, que está a ser acompanhado por milhões de pessoas no Vaticano e em Roma, e muitos mais em todo o mundo, 12 homens de fato preto transportaram o caixão do interior da Basílica, depositando-o no centro do grande patamar, à entrada da nave de 190 metros.

Comovidos, muitos dos presentes baixaram a cabeça em sinal de recolhimento e benzeram-se, ignorando por completo o som constante dos helicópteros, e associando-se ao início da Eucaristia, carregada de rituais e que marca as ultimas cerimónias em honra de João Paulo II.

Um simples caixão a centrar as atenções de todo o mundo, entre 200 delegações de chefes de Estado e de governo, do lado direito de quem olha para a Basílica, e 600 individualidades religiosas do lado esquerdo.

O vento, que ajudou a afastar algumas nuvens que surgiram ameaçadoras no início da manha, também foi folheando as páginas da Bíblia depositada sobre a urna, que dentro de algumas horas será colocada na cripta da Basílica de São Pedro.

Em toda a cidade de Roma as cenas de emoção e oração repetem- se com uma multidão de vários milhões a acompanharem através de ecrãs gigantes as cerimónias fúnebres, e os 15 minutos de cânticos antes da bênção tradicional.

Os cânticos religiosos ecoam na Praça, onde uma multidão silenciosa tem os olhos postos no caixão com os restos mortais de João Paulo II.

Homenageado por mais de dois milhões de pessoas, enquanto o seu corpo esteve em câmara ardente, João Paulo II tem aqui a sua última despedida, juntando nacionalidades, etnias, confissões religiosas e líderes de todo o mundo.

Entre a multidão reunida no Vaticano vêem-se muitos jovens e sobretudo muitos peregrinos oriundos da Polónia, país e terra natal de João Paulo II, com muitas bandeiras nacionais, de congregações religiosas, colégios e outras instituições.

PUB